Sábado terá chance de chuva; confira a previsão do tempo para o fim de semana em Canoas

Clique para ouvir esta notícia

O fim de semana dos canoenses começa com tempo instável. No sábado (18), a presença de nuvens ainda provoca pancadas de chuva em alguns momentos. De acordo com o Escritório de Resiliência Climática de Canoas (Eclima), a previsão meteorológica não descarta a possibilidade de chuva forte na primeira metade do dia. Já no domingo (18), o sol predomina, e o que chama a atenção é a  temperatura mais amena. A mínima prevista no início da madrugada é de 16ºC.

Confira a previsão detalhada para os próximos dias:

Sábado (18)
Muitas nuvens provocam chuva em alguns momentos. Há risco de pancadas fortes na primeira metade do dia. O tempo melhora entre a tarde e noite. Mínima de 19ºC e máxima de 27ºC.

Domingo (19)
Sol predomina ao longo do dia com algumas nuvens. Com previsão de temperatura mais amena, a mínima prevista é de 16ºC na madrugada, e a máxima pode chegar a 26ºC.

Segunda-feira (20)
O sol predomina ao longo do dia com amplos períodos de céu claro. A temperatura terá maior elevação. Mínima de 14ºC e máxima de 28ºC.

 

Primeira quinzena de novembro registra aumento de 125,4% no volume de chuva

A primeira quinzena de novembro apresentou um aumento de 125,4% no volume de chuva em comparação com a média do mês. Conforme o Escritório de Resiliência Climática de Canoas (Eclima), nos primeiros 15 dias, foram registrados 237,8 milímetros, enquanto a média histórica para o penúltimo mês do ano, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), é de 105,5 mm.

“Novembro é o sexto mês consecutivo em que a chuva acumulada ultrapassa a média histórica registrada. De junho até hoje, Canoas já ultrapassou os 1.500 milímetros de precipitação, o que nos preocupa, pois o solo segue saturado e as populações ribeirinhas permanecem em situação de vulnerabilidade associada a estas inundações dos rios”, avalia o secretário-chefe do Eclima, Aristeu Ismailow.

De acordo com o Eclima, o pico de maior volume foi registrado no início da madrugada de domingo (12), quando choveu 15,6 mm em apenas meia hora. Já no fim da tarde de quarta-feira (15), o acumulado em uma hora chegou a 17,6 mm.

O modo de incidência das precipitações de chuva já apresentou uma mudança em comparação aos demais meses desde o começo do ano. Segundo Ismailow, as chuvas já apresentam características de temporais de verão, ou seja, ocorrem com mais força e em períodos de duração mais curtos.

 

Motoneta com quase R$ 30 mil em multas é apreendida em Canoas

Uma motoneta modelo Honda Biz 125, de cor amarela, com cerca de R$ 28,9 mil em multas foi apreendida por agentes de trânsito na manhã desta sexta-feira (17), no Centro de Canoas. Não bastasse o débito em aberto em virtude de infrações, o condutor ainda estacionou em local proibido na rua Cônego José Leão Hartmann.

De acordo com a Diretoria de Trânsito da Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade (SMTM), são 51 multas no total: 19 por ausência de CNH, 18 por excesso de velocidade, sete por desobedecer a sinal vermelho, quatro por trafegar em corredor de ônibus, dois por dirigir sem cuidados indispensáveis e um por falta de equipamento de uso obrigatório.

A moto, com placa de Porto Alegre, foi apreendida pelos agentes e encaminhada pelo guincho para um depósito credenciado ao Detran/RS.

 

Canoas concorre a premiação do programa Qualis RS

A Prefeitura de Canoas foi convidada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) para participar, na próxima terça-feira (21), do Seminário de Lançamento do Programa de Qualificação dos Servidores Públicos do Rio Grande do Sul – Qualis RS. A cidade concorre a premiações destinadas aos municípios com os melhores indicadores de qualificação dos seus servidores. O evento acontece no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre.

O programa inédito está sendo conduzido pela Escola Superior de Gestão e Controle Francisco Juruena (ESGC), com o objetivo de fomentar a qualificação acadêmica dos servidores públicos nas esferas estadual e municipal. A divulgação das análises dos dados municipais ocorre no seminário, quando o resultado das notas de cada cidade gaúcha será conhecido.

A programação do evento ocorre no dia 21 de novembro, com início às 9h 30, no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (RS), em Porto Alegre.

 

Projeto de educação no trânsito é realizado nas escolas municipais

A Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade (SMTM), por meio da Diretoria de Trânsito, promove trabalhos de conscientização que visam melhorias na mobilidade urbana da cidade e a prevenção aos acidentes de trânsito. Ao longo desta quinta-feira (16), cinco turmas da EMEI Pingo de Gente, no bairro Mathias Velho, participaram das ações do projeto Educar para um Trânsito Seguro.

Através da iniciativa, os agentes de trânsito promovem uma palestra lúdica, com recursos como projeções de imagens e boneco de fantoche, sempre interagindo com os estudantes. A criançada ainda teve a oportunidade de conferir de perto uma viatura da Fiscalização de Trânsito.

“A ideia é formar futuros jovens mais conscientes com relação ao trânsito, com mais cidadania e respeito ao próximo, e assim ter mais cidadãos canoenses com responsabilidades no trânsito”, afirma o secretário municipal de Transportes e Mobilidade, Gilson Azevedo.

De acordo com o diretor de Trânsito da SMTM, Edinei Fragoso, o projeto é voltado a alunos da rede municipal de ensino, com idade entre 4 e 14 anos. Em dezembro, a EMEF João Palma da Silva receberá outras oito palestras do Educar para um Trânsito Seguro, dentro do cronograma para este ano.

Texto: Fábio Radke/PMC
Edição: Carina Jung/PMC

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore