Conforme antecipamos ainda pela manhã (12) a saúde de Canoas terá um novo titular, ele é Marcelo dos Reis, servidor de carreira do município há 19 anos, assume amanhã (13) no lugar de Eduardo Bermudez, que ocupava o cargo desde o início do governo Airton Souza e Rodrigo Busato. Bermudez ficará no comando da Fundação Municipal de Saúde, cargo que já exercia junto com a Saúde de canoas.
A justificativa da troca, é de que Marcelo dos Reis poderá aprofundar a relação da secretaria com o governo do Estado e com os servidores municipais, de quem tem a confiança por ser colega de trabalho há anos.
Agora de volta à Saúde como secretário, Marcelo dos Reis começa com a missão de integrar Canoas ao Gercon, o sistema de regulação de consultas especializadas do SUS desenvolvido pela Procempa para a Secretaria da Saúde de Porto Alegre.
— Planejamos um diagnóstico geral da Secretaria de Saúde enquanto órgão e autoridade máxima sanitária do município, com foco nos três pilares da rede de saúde: atenção básica, especializada e alta e média complexidade. Sendo Canoas referência para 157 municípios gaúchos, nosso objetivo é trabalhar em total alinhamento com a Secretaria Estadual de Saúde, com foco total em gestão eficiente e humanização, tanto para a população quanto para os nossos profissionais, sendo nossa linha de frente nesta luta — projeta o novo secretário.
Na pasta que era de Marcelo Reis, Licitações e Contratos, assume a titularidade Fernanda Kamianecky, que era secretária adjunta. Todas as mudanças já estão publicadas no Diário Oficial do Município.
Quem é Marcelo Reis
Marcelo Reis é servidor público do Município há 19 anos
Um nome que conhece profundamente as questões do Município e vive a realidade de Canoas na linha de frente há muitos anos. Esse é o perfil do novo Secretário de Saúde da cidade que, a partir desta segunda-feira, assume a pasta. Marcelo Reis, que até o momento estava à frente da Secretaria Municipal de Licitações e Contratos, traz sua experiência em gestão para a pasta.
Reis é parte do quadro funcional do Município desde 2007 e passou por várias áreas, incluindo a própria Secretaria de Saúde, onde foi secretário adjunto e ajudou a guiar o Município na epidemia de dengue, além de assessor especial na Secretaria Extraordinária de Gestão Hospitalar. Além disso, atuou nas secretarias de Educação, Planejamento e Gestão, Relações Institucionais, e de Obras. Por fim, estava como Secretário de Licitações e Contratos.
Possui formação em Administração, Gestão Financeira e Gestão Pública. Entusiasta da área de tecnologia, enxerga na Inteligência Artificial uma ferramenta de agilidade e qualificação do conhecimento. “Planejamos um diagnóstico geral da Secretaria de Saúde enquanto órgão e autoridade máxima sanitária do Município, com foco nos três pilares da rede de saúde: Atenção Básica, Especializada e Alta e Média Complexidade”, afirma. “Sendo Canoas referência para 157 municípios gaúchos, nosso objetivo é trabalhar em total alinhamento com a Secretaria Estadual de Saúde, com foco total em gestão eficiente e humanização, tanto para a população quanto para os nossos profissionais, que são nossa linha de frente nesta luta”, completa.
O QUE DIZ O PREFEITO
Para o prefeito de Canoas, Airton Souza, a valorização dos servidores é fundamental para a construção da cidade. “O Marcelo é um profissional extremamente competente, que esteve como gestor dentro da administração pública independente do governo. Isso só demonstra a sua seriedade. Por todo o tempo que trabalha por Canoas, ele conhece pessoalmente os servidores da linha de frente e tenho certeza que será um gestor extremamente humano e resolutivo no seu trabalho”, explica Airton.