Unidade é referência em atendimento humanizado de urgência e emergência para idosos em Canoas
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Idoso está funcionando com novo horário desde ontem, segunda-feira (14). A unidade, que fica na Rua Brasil, 438, no Centro, realiza atendimentos de urgência e emergência das 8 às 17 horas, de segunda a sábado.
A UPA do Idoso é referência em atendimento humanizado de urgência e emergência para pessoas com 60 anos ou mais em Canoas. O local também oferece a realização de testes rápidos de hepatite B e C, covid, HIV, sífilis e dengue conforme critérios de disponibilização.
“Nesta unidade nós conseguimos fazer testes rápidos com os protocolos assistenciais e alguns tipos de procedimentos, como curativos, sonda vesical de demora, sonda vesical de alívio”, relata o secretário adjunto de Gestão Hospitalar da Secretaria Municipal da Saúde, Gustavo Corrêa. “A unidade fica aberta de segunda a sábado com toda a equipe pronta para receber os nossos pacientes.”
A aposentada Vera Maria da Silva, 62 anos, moradora do Centro, procurou a UPA do Idoso na manhã de segunda-feira (14) após sentir falta de ar. Para Vera, poder obter o atendimento de saúde que precisava com agilidade e sem ter de procurar hospital foi fundamental para a sua pronta recuperação. “Eu estava me sentindo mal. Tenho bronquite, estava com falta de ar. Vim aqui para consultar e fazer nebulização. Aqui é melhor, o atendimento é mais rápido.” Sérgio da Cruz Stanislaw, 63, vigilante, morador do bairro Harmonia, também procurou atendimento na UPA por conta de problemas respiratórios e foi atendido rapidamente. “É a primeira vez que venho aqui, mas já havia ouvido falar. Aqui é muito rápido. Em 30 minutos eu fui atendido e medicado.”
Centro de Referência do Idoso
No mesmo endereço, na Rua Brasil, 438, no Centro, também funciona o Centro de Referência do Idoso. Os atendimentos do centro de referência ocorrem a partir de encaminhamentos de pacientes idosos de outras unidades de saúde do Município para consultas com os profissionais no local. “As unidades de saúde dos bairros realizam o primeiro atendimento do paciente e marcam a consulta no Centro de Referência do Idoso conforme os critérios de encaminhamento”, explica o o secretário adjunto de Gestão Hospitalar da Secretaria Municipal da Saúde, Gustavo Corrêa. O Centro de Referência do Idoso funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
2 Respostas
Isto é muito bom para a população idosa. Uma pena não ser 24 horas, mas como idosos não adoecem a partir das 17 horas e nem aos domingos, já está ótimo o horário limitado. E como é difícil de entender as filigranas da lei com Saúde no município, todos sabemos que o orçamento municipal é peça de ficção científica e que os gastos, nem sempre vão parar na ponta dos investimentos. E sim, com agilidade, muitas vezes decidem por telefonemas diretos às terceirizadas onde deve ir o “investimento”, o povão fica sem ter a quem recorrer. Né, Gamp? – Ah. Ela nao está mais aqui. Agora já é outra terceirizada. Mas que bom que das 8 às 17 horas teremos aos idosos um atendimento. Não se atrasem, nem se adiantem. Boa saúde a todos!
Todas as upas deveria ser como a do idoso da Brasil onde vc faz um exame de sangue e não precisa ficar lá 5 horas esperando o resultado, vai pra casa e volta quando exame está pronto isso desafoga as unidades parabéns upa do idoso da Brasil as médicas e enfermagem recepcionista todos de qualidade acolhimento muito bom