Saúde | Hospital Universitário de Canoas (HU) tem suas contas desbloqueadas

Clique para ouvir esta notícia

Conforme decisão da 17ª Região, Vara do Trabalho de Colatina, do Tribunal Regional do Trabalho do Espírito Santo, a conta corrente do Hospital Universitário de Canoas (HU) foi desbloqueada. A decisão, publicada no final da tarde desta quinta-feira (14), foi comunicada pela Intervenção do HU, realizada pela Prefeitura de Canoas.

O bloqueio da conta corrente da instituição de saúde ocorria desde o dia 19 de fevereiro. O entrave resultava de problemas relacionados à antiga gestora do hospital, a Fundação Educacional Alto Médio São Francisco (Funam), que se tornou ré em uma ação trabalhista no Espírito Santo. Desde maio de 2022, a Prefeitura realiza a gestão do HU, enquanto faz nova licitação para a seleção de empresa gestora.

“Com a retirada do bloqueio, acontecerá a devolução de cerca de 1,2 milhão retido aos cofres do HU” explica o secretário da Fazenda de Canoas, Luis Davi Vicensi (foto). A Procuradoria Geral do Município estava empenhada em liberar a conta e, assim, restabelecer os fluxos financeiros do hospital.

“Esse bloqueio ainda é consequência da desastrosa gestão da Funam, que trouxe prejuízos assistenciais e financeiros para o hospital e para a Administração Pública. Agradecemos a compreensão dos funcionários e reafirmamos o compromisso em ter no Hospital Universitário de Canoas uma gestão comprometida com aqueles que mais necessitam: a população”, completa o secretário.

Luis Davi enfatiza ainda que, diante dos desafios impostos pela situação, o Executivo adotou, no início do mês, medidas administrativas cabíveis para regularizar os compromissos financeiros e garantir a quitação, em dia, da folha dos funcionários, que habitualmente ocorre no quinto dia útil.

Texto: Clarissa Colares
Edição: Sibeli Fagundes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore