Secretaria de Bem-Estar Animal castra 38 felinos neste sábado

Clique para ouvir esta notícia

Hoje foi um dia especial para Maria Salete Américo Demétrio, 54 anos, e o seu gatinho. Moradora do bairro Guajuviras, ela foi uma das tutoras contempladas com o mutirão para castração de animais, promovido pela Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal (SMBEA). Neguinho, que foi abandonado e recolhido na rua, passou pelo procedimento. “Só tenho a agradecer por esse serviço que a Prefeitura oferece. O Neguinho está bem e dorme tranquilo”, comentou Maria.

O mutirão de cirurgia de castração aconteceu neste sábado (13) e atendeu 38 felinos, entre machos e fêmeas. Todos foram selecionados a partir de cadastro nos projetos da SMBEA. A previsão era atender 50 animais, porém nove tutores deixaram de levar seus bichinhos. Além disso, três estavam inaptos para passar pelo procedimento.

Segundo o secretário responsável pela pasta, Paulo Facio, o objetivo principal é controlar o crescimento populacional desordenado e promover a saúde dos animais. “Com o mutirão, conseguimos reduzir as filas de espera. Porém, é fundamental que os tutores agendados compareçam com seus animais para atendermos cada vez mais aqueles que aguardam pela castração”, frisou o gestor. Ele ainda completou: “cada tutor que faltou, e deixou de levar o felino, prejudica outros animais que poderiam ter sido atendidos”.

O município de Canoas possui uma série de iniciativas que oferecem o serviço de forma gratuita e contínua. Além de ajudar a combater o abandono e os maus-tratos, o procedimento é fundamental para o controle de zoonoses. A iniciativa atende tutores que estão inscritos no Cadastro Único ou que resgataram animais em situação de rua. Novas datas para inscrições e agendamentos são divulgadas nos canais de comunicação oficiais da Prefeitura de Canoas.

Saiba mais:
A Secretaria de Bem-Estar Animal fica localizada na Avenida Boqueirão, 1986, bairro Igara. O horário de atendimento ao público é das 8h às 18 horas. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (51) 3429.2924 e o (51) 3427.1169.

 

Texto: Clarissa Colares
Edição: Valéria Deluca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore