Secretaria de Saúde de Canoas tenta explicar a falta dos repasses para os enfermeiros, técnicos e auxiliares

Clique para ouvir esta notícia

Os funcionários da enfermagem de Canoas, estão convocando, desde ontem, um ato hoje em frente ao Paço Municipal de Canoas. O motivo seria o atraso no pagamento do Piso Salarial Nacional de Enfermagem, abrangendo enfermeiros, técnicos e auxiliares.

O prefeito de Canoas, Jairo Jorge, sancionou, nesta sexta-feira (13), a Lei 6.682, de 11 de outubro de 2023, que autoriza o Município a repassar os recursos recebidos da União para o pagamento do piso nacional da enfermagem. Os valores destinados a essa assistência financeira complementar serão transferidos pela Prefeitura aos profissionais, que incluem enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras. Porém, isso não aconteceu até o momento, e os funcionários estão indignados, pois o prazo seria de cinco (5) dias para isso ser feito.

A Secretaria de Saúde em nota tentou explicar isso aos vereadores que cobraram a entidade e estamos transcrevendo na íntegra a nota.

 COMUNICADO SOBRE O PISO DE ENFERMAGEM

“A Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informa que estão sendo tomadas as medidas legais necessárias para efetuar o repasse financeiro complementar destinado ao pagamento do Piso Salarial Nacional de Enfermagem, abrangendo enfermeiros, técnicos e auxiliares.

A Fundação Municipal de Saúde, já vem fazendo os repasses desde julho, mas, para os demais profissionais da rede, medidas estão sendo tomadas para garantir o repasse dos valores recebidos pelo Ministério da Saúde. Entre elas está a elaboração e publicação da Lei 6682, de 13/10/2023. 

Destacamos que através do Sistema investSUS, ativado em 15 de agosto de 2023, foram identificadas inconsistências, como “CPF divergente do local de trabalho”, “pendências no conselho de classe” e “carga horária incompatível”. O prazo para solicitação de correções no sistema é 20 de outubro de 2023.

A Secretaria de Saúde trabalha de forma ininterrupta e transparente para sanar essas inconsistências e repassar os valores aos prestadores de serviços de saúde, para que estes efetuem o pagamento aos seus profissionais.

Reforçamos nosso compromisso com a valorização dos profissionais de enfermagem e reconhecemos a importância de seu trabalho para toda a população”.

ENTENDA O ASSUNTO

https://noticiasdaaldeia.com.br/prefeito-sanciona-lei-que-autoriza-repasse-do-piso-salarial-da-enfermagem/

 

Uma Resposta

  1. Não estamos vendo nada de abrangente nessa ADM da prefeitura. Não se cumpri os prazos estabelecidos por eles próprios. Seguram o dinheiro e na cara dura falam que não receberam enquanto que fica visível para todos que os repasses foram feitos. A categoria votou por greve e esperamos que o estado venha a adotar medidas extremas com a fiscalização da prefeitura e a intervenção do estado. Alguns médicos já se demitiram do HU por falta de salário atrasados. E outros nem assistência necessária estão dando aos pacientes. Falta vários medicamentos para os hospitalizados. Até quando canoas permanece impune de seus compromissos com a enfermagem e a população. Agradeço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore