Cerimônia ocorreu na manhã desta terça-feira, em frente ao Paço Municipal
Trabalhar com ética, honestidade e responsabilidade para proteger a vida de todas as pessoas e construir uma cultura de paz. Com esse juramento feito na cerimônia de formatura, na manhã desta terça-feira (15), 27 novos guardas municipais se comprometeram em zelar pela população canoense.
Após passagem por um aprimoramento interno e o porte de arma, a ser expedido pela Polícia Federal, os novos guardas municipais iniciarão suas atividades a partir da próxima segunda-feira (21). “Chegar nesse momento da formatura é muito esperado pela gente. Estamos preparados e dispostos para auxiliar na segurança pública e na vida do cidadão canoense”, afirmou o GM e orador da turma, Jonathan Dornelles Trindade.
Na solenidade, o prefeito Jairo Jorge destacou o esforço feito pelos novos guardas municipais nas etapas de formação do curso. “Estamos aqui para celebrar esse resultado, mas há novos desafios. São 27 homens e mulheres que estão assumindo esse desafio e são vencedores porque foram mais de quatro mil que iniciaram essa caminhada. Chegam vencedores, com capacidade, tenacidade e coragem para somar ao trabalho competente que nossos guardas vêm desenvolvendo”, salientou.
O curso de formação intelectual e operacional começou em abril deste ano, após a aprovação no concurso público realizado em 2020. Ao todo, foram 726 horas/aula teóricas e práticas, em parceria com a Faculdade de Direito de Santa Maria (Fadisma), Academia de Polícia do RS (Acadepol) e Brigada Militar.
Entre os temas trabalhados em aula, destacam-se a gestão integrada de segurança, espaço público e práticas cidadãs, relações e condições de trabalho, técnicas táticas e procedimentos operacionais e formação de armamento e tiro. Os alunos também cursaram disciplinas como balística, legislação, regras de segurança com o armamento, atendimento pré-hospitalar e técnicas de tiro, entre outras previstas pela Polícia Federal para o porte de arma na categoria institucional, tornando-se habilitados ao porte de armas curtas.
“A Guarda Municipal de Canoas está aliada com a tecnologia de ponta e treinamento à altura em todas as áreas de proteção social. Temos a certeza que a população canoense está recebendo os melhores guardas que poderíamos formar”, enfatizou o secretário municipal de Segurança Pública, Delegado Guilherme Pacífico. O incremento de efetivo proporcionará a ampliação de alguns projetos ainda em 2023, como a Ronda Escolar e a Guarda Comunitária.
Foto: Guilherme Pereira