Selecionados do Partiu Futuro Reconstrução iniciam trabalhos na prática em Canoas

Clique para ouvir esta notícia
Os jovens aprendizes do Partiu Futuro Reconstrução, do governo do Estado do Rio Grande do Sul, que atuarão em Canoas foram recepcionados ao longo de todo o dia na segunda-feira (6). Aproximadamente 250 participantes do programa no município conheceram as secretarias e órgãos públicos para qual estão sendo designados. O projeto social assiste jovens entre 14 e 22 anos em situação de vulnerabilidade e que foram afetados pela enchente de maio do ano passado. Ambos precisam ter Cadastro Único (CadÚnico), devem ser egressos ou matriculados e frequentes na rede pública de ensino e que tenham ficados desabrigados, desalojados ou atingidos pelas águas da cheia.
O vice-prefeito de Canoas, Rodrigo Busato, esteve em uma atividade no Centro Olímpico Municipal (COM) que recebeu a parcela dos jovens que será alocada na Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL). “Esses 22 jovens que virão para a SMEL, ajudarão Canoas a retomar um posto como referência no esporte, que traz disciplina e tira de caminhos errados. Será uma parte da reconstrução da nossa cidade”, falou.
A Secretaria Municipal de Segurança Pública esteve à frente da organização, inscrição e contato com as secretarias municipais para disponibilização da mão-de-obra dos participantes. A própria pasta recebe 28 jovens para execução de tarefas.
De acordo com o secretário de Segurança de Canoas, major Alberto Rocha, o programa do Governo do Estado ocorre em parceria com a cidade de Canoas. “O Partiu Futuro Reconstrução além de proporcionar uma renda aos aprendizes, possibilita a aproximação com a Administração Pública Municipal, possibilitando uma inserção profissional, num futuro próximo. Os participantes serão utilizados para atendimento ao público, rotinas administrativas, entre outras. Ainda visa retirar das ruas, no contraturno, esses adolescentes que estão suscetíveis ao ócio ou coisas piores. É sem dúvida, uma oportunidade ímpar, tanto no contexto profissional e também no social”, disse.
Secretário Major Alberto Rocha conversou com os estudantes que serão alocados na Secretaria de Segurança Pública      SMSP/Divulgação
Antes da etapa prática, os inscritos selecionados passaram pela parte teórica do projeto. A adolescente Gysele Wanke Evangelista, 16 anos, elogiou o processo de aprendizagem e desenvolvimento. “Os professores eram muito bons, tudo o que a gente precisava de informação era chegar neles e estavam prontos para nos atenderem”, afirmou.
Segundo o secretário de Esportes, Luciano de Oliveira, dar a oportunidade para os jovens é muito importante para o crescimento pessoal e profissional dos mesmos, além disso, eles ajudam no processo de retomada do município.  “Esses jovens do projeto viveram na pele esse momento difícil que passamos em 2024. Hoje, eles farão diferença para Canoas, ajudando na reconstrução da cidade”, disse.
Benefícios
Os aprendizes terão todos os benefícios garantidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), uniforme completo do programa, além de acompanhamento psicológico, orientação jurídica, reforço escolar, serviço de telemedicina e seguro. O contrato será de até um ano. Serão realizadas atividades práticas e teóricas, totalizando uma carga horária de 1.040 horas. O Estado contratou a Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi) para aplicar a parte teórica de 400 horas-aula e acompanhar os jovens aprendizes das duas cidades. Para uma jornada de trabalho de 20 horas semanais, os beneficiários receberão uma bolsa-auxílio de R$ 786,95 (50% do salário mínimo regional), vale-alimentação de R$ 550, e vale-transporte em caso de necessidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore