Semana de volta às aulas é marcada pela entrega dos kits escolares

Clique para ouvir esta notícia

Na manhã desta terça-feira (18), duas cerimônias em diferentes quadrantes marcaram o processo de entrega dos kits escolares para os alunos da Educação Infantil (EMEI) e do Ensino Fundamental das escolas da rede municipal de ensino. No ano letivo de 2025, de acordo com a Secretaria Municipal de Ensino (SME), os materiais escolares destinados gratuitamente para os cerca de 30 mil alunos de instituições de ensino do Município ocorrem já na primeira semana de volta às aulas. As equipes diretivas estão organizando e entregando os kits para todos os alunos da rede.

Em cerimônia realizada na EMEF Professora Odette Yolanda Oliveira Freitas, no bairro Mathias Velho, o prefeito de Canoas, Airton Souza, participou de entrega simbólica do kit escolar para dois alunos da escola de um dos bairros mais atingidos pela enchente de maio passado. Os estudantes Enzo Moreira, do 3º ano, e Andresa Abreu, do 7º ano, receberam o conjunto das mãos do prefeito Airton. “Nós temos um compromisso com vocês e com a educação do município. E que vocês, alunos que estão hoje aqui, possam sair muito mais preparados para o Ensino Médio e para a vida. Hoje nós vamos entregar os materiais escolares, daqui a uns dias, as mochilas para os novos estudantes da rede e, em seguida, os uniformes. Nós também queremos entregar um par de tênis, pois queremos vesti-los dos pés à cabeça”, disse, anunciando a novidade.

A diretora da EMEF Prof. Odette Freitas, Fernanda Camero também comemorou o recebimento antecipado dos itens para a destinação dos materiais nos primeiros dias de aula. “Há alguns anos, a prática de entrega demorava um pouco mais de tempo. As famílias sempre possuem diferentes investimentos no início do ano e, como os materiais das crianças já estão sendo entregues nas escolas, isso facilita todo o planejamento. A entrega será feita agora diretamente aos alunos, sem a necessidade dos pais saírem do emprego para virem buscar”, destaca.

Ainda na mesma manhã, no bairro Guajuviras, a EMEF Professora Nancy Ferreira Pansera; enquanto na segunda-feira pela manhã, a EMEF Pernambuco, no bairro Niterói, e à tarde, a EMEF Assis Brasil, no Mato Grande, receberam o protocolo. Em nome da SME, a secretária adjunta pedagógica, Gisele Martins, deu algumas dicas de cuidado e preservação do material que será usado ao longo de todo o ano letivo.

LEIA MAIS

Operação Travessia Segura reforça atenção no trânsito em frente às escolas

Um ato em frente à EMEF Prof. Thiago Würth, no bairro Mathias Velho, marcou a nova etapa da Travessia Segura
Foto: Vinicius Medeiros / PMC

Após a revitalização das faixas de pedestres em vista ao início do ano letivo, a Operação Travessia Segura acompanha agora o trânsito de veículos e pedestres nos horários de entrada e saída de alunos, nos turnos da manhã e tarde, em frente a escolas da rede municipal de ensino. Organizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), a presença de viaturas e equipes de Agentes de Trânsito em diferentes pontos será mantida ao longo desta semana de volta às aulas. O cronograma do planejamento estratégico contempla instituições de ensino do Município, tanto EMEIS quanto EMEFs, com maiores índices de fluxo de veículos, presença de pedestres e incidência de ocorrências.

O secretário de SMMU, Thiago Moyses, ressaltou a importância do trabalho. “Estamos nesse momento de volta às aulas com a Operação Travessia Segura ganhando uma outra forma. Em um primeiro momento, foram revitalizadas as faixas de pedestres com a pintura desgastada em frente às escolas e agora os esforços estão concentrados nas entradas e saídas de alunos nessa semana de volta às aulas”, disse. Na tarde desta terça-feira (18), um ato em frente à EMEF Prof. Thiago Würth, no bairro Mathias Velho, marcou a nova etapa da iniciativa.

A moradora do bairro Mathias Velho, Andreia Escobal, de 40 anos, comemorou a presença da figura do agente de trânsito em frente à instituição de ensino com cerca de 1.150 alunos. “Eu, como mãe, me sinto bem tranquila quando vocês estão por aqui.” É bem válida. Os motoristas muitas vezes param os carros aqui em cima e não têm nem lugar para passar. Quando eu vejo que tem os guardas de trânsito aqui, eu me sinto bem mais segura para a travessia na rua”, disse.

Ao longo do ano letivo, os trabalhos preventivos da SMMU continuarão sendo desenvolvidos dentro das salas de aula a partir de novos projetos de educação no trânsito.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore