Os primeiros dias do mês de novembro serão marcados pela presença de áreas de instabilidade com atuação sobre o município. De acordo com o Escritório de Resiliência Climática (Eclima), a formação de um centro de baixa pressão atmosférica eleva o risco de chuvas fortes com temporais a partir de quinta-feira (2). Estão previstas pancadas em alguns momentos do dia entre terça e sexta-feira.
As possibilidades de transtornos em decorrência das condições de tempo aumentam na sexta-feira (3), devido ao risco de chuvas fortes e temporais. Na ocasião, o volume pode resultar em acúmulo de água nas vias. As temperaturas não terão grande oscilação ao longo da semana.
Previsão para os próximos dias:
Terça-feira (31) – Tempo instável, com muitas nuvens e pancadas de chuva em alguns momentos ao longo do dia. Mínima de 18ºC e máxima de 24ºC.
Quarta-feira (1º) – O sol aparece com variações de nuvens. Há possibilidade de pancadas esparsas de chuva na cidade. Mínima de 18ºC e máxima de 24ºC.
Quinta-feira (2) – Chance de pancadas fortes com temporais. As chuvas fortes podem chegar acompanhadas de raios e granizo. Mínima de 18ºC e máxima de 21ºC.
Sexta-feira (3) – Alto risco de chuva forte e temporais ao longo do dia. O volume de chuva pode representar risco de transtornos. Há chance de vento forte de forma constante. Mínima de 18ºC e máxima de 25ºC.
Novembro terá chuva acima do normal em Canoas
O mês de novembro promete ter um volume de chuva maior do que o normal para o período. É o que sinalizam as previsões meteorológicas para Canoas. De acordo com o Escritório de Resiliência Climática (Eclima), os prognósticos apontam que a primeira metade do mês será menos afetada por instabilidades. Já a segunda quinzena deve ter maior ocorrência de chuvas e temporais.
A média histórica de chuva em Canoas para o mês de novembro é de 105,5 milímetros. Mesmo com uma projeção acima dessa marca, os volumes registrados em setembro não deverão se repetir no município.
Um detalhe importante é que, a partir de novembro, a característica da chuva acaba mudando aos poucos, com uma tendência de pancadas de chuva cada vez mais irregulares. As precipitações com abrangência mais ampla e bem distribuída pela cidade ficam para trás. Essa mudança acontece devido à aproximação do verão.
Dois cruzamentos do bairro Harmonia recebem semáforos
A Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade (SMTM) colocou em operação, na manhã desta sexta-feira (27), um conjunto de novos semáforos em dois pontos do bairro Harmonia. Os equipamentos, cinco ao todo, estão instalados nos cruzamentos das ruas Dona Maria Isabel e José Verissimo e da Santo Antônio dos Pobres com D. Maria Isabel.
A instalação dos semáforos busca evitar acidentes de trânsito nos trechos e assegurar mais segurança para motoristas e pedestres. “O objetivo é tornar o trânsito mais seguro nesses locais com o funcionamento desses semáforos. A região apresenta um fluxo significativo, e os estudos técnicos indicaram a necessidade da instalação dos equipamentos no local”, afirma o titular da SMTM, Gilson Azevedo.
Em virtude da operação dos equipamentos, intervenções como a sinalização horizontal e vertical foram realizadas nos dois pontos. “O pessoal vai respeitar e acho que vai melhorar bastante agora para todos. Chegamos a fazer abaixo-assinado para ter uma sinaleira aqui”, disse o comerciante Sérgio Luiz da Silva Bernardes.
Balada Segura aborda 127 veículos e registra 24 casos de alcoolemia em Canoas
A Operação Balada Segura de Canoas, realizada na noite da última sexta-feira (27), abordou 127 veículos. A fiscalização aconteceu na rua Doutor Barcelos, no Centro. Durante a blitz, houve a abordagem de 64 veículos, somando 84 infrações, e o recolhimento de dez Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) físicas pelos agentes.
Dos 24 casos de alcoolemia, 19 motoristas se negaram a realizar o teste do bafômetro. Além de multa, todos ainda estão com a habilitação suspensa por 12 meses. Um dos condutores, inclusive, acabou autuado e foi apresentado na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) para registro do flagrante. Ele deve responder em liberdade pelo crime de trânsito mediante o pagamento de fiança.
Ao todo, 20 responsáveis por veículos com pendências regularizaram os débitos no momento da fiscalização, o que evitou o recolhimento pelo guincho. Já outros 12 veículos foram transportados a um depósito credenciado ao Detran/RS.
Operação Balada Segura
A Operação Balada Segura consiste em uma blitz de fiscalização em locais de grande concentração de bares e casas noturnas, a fim de preservar vidas e garantir mais segurança no trânsito. A ação é coordenada pela Diretoria de Trânsito da Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade e conta com a participação da Guarda Municipal de Canoas e da Brigada Militar, que garantem a segurança durante as operações.
Confira o resultado da ação
– Veículos abordados: 127
– Veículos autuados: 64
– Total de autuações: 84
– Veículos recolhidos: 12
– CNHs recolhidas: 10
– Alcoolemias: 24
– Veículos que realizaram pagamento de débitos no local e não foram recolhidos ao depósito: 20
Texto: Fábio Radke
Edição: Carina Jung