A Prefeitura de Canoas realizou na tarde desta sexta-feira (23) o 1o Seminário de Governança: Eficiência em Foco no auditório Irmão Arsênio Both, na Unilassale. Durante o seminário, foram apresentadas 186 metas da administração municipal para este início de governo, divididas por eixos e secretarias. Todos os secretários municipais e adjuntos presentes no evento assinaram uma carta de compromisso reiterando que as metas serão cumpridas pelas suas equipes.
As metas de governo foram divididas nos eixos de Infraestrutura e Reconstrução; Saúde, Segurança e Qualidade de Vida; Educação e Direitos Humanos; Desenvolvimento, Mobilidade e Sustentabilidade; e Governança, Eficiência e Transparência. São objetivos que já vêm sendo trabalhados desde o primeiro dia de governo da atual gestão e alguns, como a implementação dos projetos Prefeitura na Tua Casa e Cidade Limpa, já foram atingidos.
O prefeito Airton Souza destacou o comprometimento da equipe de governo com as metas da administração municipal para a reconstrução da cidade após a enchente de 2024 e para os quatro anos de gestão. “Nós fomos escolhidos para conduzir esta cidade pelos próximos quatro anos. Precisamos estar comprometidos para fazer as coisas acontecerem. Temos que nos preparar, e colaborar e contribuir uns com os outros.”
O vice-prefeito Rodrigo Busato defendeu a importância do planejamento na gestão municipal e a definição de metas de governo. “Às vezes achamos que quatro anos é muito tempo, mas passa muito rápido. Se não entendermos qual é o nosso foco, quais são os nossos objetivos, nós acabamos deixando boas oportunidades passarem”, argumentou o vice-prefeito. “Tudo o que estiver ao nosso alcance a gente vai fazer, dando o nosso melhor a cada dia.”
2 Respostas
Governança de verdade
Governança em uma prefeitura — seja qual for — é mais do que um discurso bonito. É a arte de decidir com responsabilidade, agir com transparência, ouvir de verdade a população e prestar contas de cada centavo gasto.
Envolve planejar com visão, executar com competência, avaliar com coragem e corrigir com humildade. Sempre com foco no que realmente importa: as pessoas.
Governar bem é:
Cuidar dos recursos públicos como se fossem seus.
Cortar desperdícios, não cortar direitos.
Aproximar a gestão da população, não se esconder dela.
Colocar gente certa no lugar certo — e não amigos nos cargos errados.
Nunca transformar cargos em moeda de troca política.
Governança de verdade tem método, tem resultado e tem alma.
Infelizmente, a atual administração de Canoas mostra outra realidade. Ruas esburacadas revelam mais que asfalto danificado — são reflexos de uma gestão que falha em ouvir, planejar e cuidar. Onde há buracos no chão, há também lacunas no compromisso com a cidade.
Não se governa uma cidade como quem improvisa um palco.
Quem quiser governar, que mostre antes sua capacidade de gestão. Que apresente resultados reais, e não só promessas.
E quando chegar a hora do Ducatti assumir a direção — seja de Canoas ou de qualquer outra organização —, aí sim, a palavra governança será usada com propriedade. E, mais do que usada, será vivida.
Abraço do Ducatti
Muito bom com certeza a união de todos vai fazer a diferença.