Serviço de telemedicina de Canoas atinge 12 mil consultas

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O serviço de telemedicina de Canoas, denominado Médico Online, completou 12 mil consultas nesta quinta-feira (11). Para simbolizar o número expressivo de canoenses beneficiados pela tecnologia, um ato foi realizado na Unidade de Saúde Santa Isabel, no Centro, uma das cinco estruturas que ofertam esta modalidade de atendimento no município.

O paciente de número 12 mil foi o canoense Luiz Gonzaga Ottomelli, 82 anos, que destacou a agilidade e qualidade do atendimento. “É a mesma coisa do que estar presencialmente com um médico. Eu recomendo, pois, os médicos esclarecem todas as dúvidas”, relatou.

Em operação desde fevereiro de 2022, o Médico Online foi pensado para agilizar os atendimentos e ampliar o acesso dos canoenses ao sistema público de saúde. O serviço ofertado pela Prefeitura de Canoas é referência para outras cidades brasileiras. “Com a pandemia, tivemos uma mudança significativa na forma de atendimento médico. Por conta disso, a telemedicina é uma das mudanças que vieram para ficar, e nós somos pioneiros ao adotar este sistema de forma institucional, ou seja, ofertado pelo município”, declarou o prefeito Jairo Jorge.

Além do Santa Isabel, a telemedicina também é disponibilizada nas unidades de saúde CAIC, Cerne, Nova Niterói e Fátima, contemplando todos os quadrantes da cidade. Nos locais, são fornecidas consultas com três especialidades: cardiologia, neurologia e dermatologia. Acontecem, ainda, a realização de exames de eletrocardiograma, tele laudos e agendamentos de consultas de retornos.

“A medicina sempre cobrou uma resposta rápida e de qualidade. Por isso, nós vamos começar a implementar métodos disruptivos para alcançar os resultados. Entendemos que a tecnologia, aliada com o fator humano, faz com que o município atinja o objetivo principal, que é o de prestar um serviço de qualidade e de forma humanizada”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Felipe Martini.

Como funciona o serviço

Os agendamentos são realizados pela empresa prestadora do serviço, por meio do sistema de Canoas, que dá acesso à fila do Sistema Único de Saúde (SUS). Assim, posteriormente, o contato é feito com os canoenses que consultaram com um clínico geral nas unidades de saúde.

Durante o teleatendimento, uma técnica de enfermagem faz o acolhimento presencial do paciente, em um consultório exclusivo. Além disso, a profissional fica responsável por aferir os sinais vitais, conectar com o médico especialista, via estação de telemedicina, e executar o eletrocardiograma, que é laudado e entregue ao paciente em apenas dez minutos. A técnica de enfermagem também fica à disposição para auxiliar e realizar a entrega física de laudos e prescrições de medicamentos e exames.

Referência

Em função da inovação, uma comitiva de prefeitos, secretários de saúde e representantes da Associação dos Municípios do Mato Grosso do Sul (Assomasul) esteve em Canoas, na primeira quinzena de abril deste ano, para conhecer o modelo de atendimento do Médico Online, implantado pela Diretoria de Tecnologia e Inovação da SMS. Na ocasião, a visita ocorreu na unidade Santa Isabel, onde os visitantes conheceram as instalações das salas de consulta e exames.

ECOM – Escritório de Comunicação Prefeitura Municipal de Canoas

Foto: Gustavo Garbino

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