As doenças cardiovasculares são a maior causa de mortes no Brasil e no mundo. O Setembro Vermelho é uma campanha criada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), para alertar sobre a necessidade de preveni-las e tratá-las.
O cardiologista do Hospital Divina, da Rede de Saúde da Divina Providência, Cristian Rafael Sloczinski, alerta a população sobre a importância da realização de uma avaliação cardiológica de rotina, até mesmo em pacientes assintomáticos. “E esse cuidado com um cardiologista é fundamental para a sua saúde. E envolve oito princípios”, explica o médico.
Oito princípios para a prevenção de doenças cardiovasculares:
- controle da pressão arterial;
- controle do colesterol;
- controle do açúcar, ou seja, do diabetes ou do pré-diabetes;
- controle do tabagismo;
- controle do consumo de álcool;
- controle do sedentarismo com a prática de, pelo menos, 150 minutos de atividade física na semana;
- controle do peso, manter um peso adequado;
- realização de exames cardiológicos periódicos, como o eletrocardiograma de repouso, teste ergométrico (teste da esteira) e o ecocardiograma transtorácico, claro que individualizados para cada caso.
Para Cristian é muito importante a realização de uma avaliação com o cardiologista. “Existem, hoje, diversos exames e ferramentas diagnósticas, que permitem a detecção precoce de doenças até mesmo em pacientes sem sintomas. E assim, conseguimos realizar um tratamento adequado e precoce. Atualmente, a cardiologia evoluiu muito e nós conseguimos oferecer um tratamento muito avançado, diferente do passado”, justifica o profissional.
No Brasil, as doenças cardiovasculares representam cerca de 30% dos óbitos anuais. No mundo, são responsáveis por 32% de todos os óbitos. Elas correspondem a mais que o dobro de mortes de todos os tipos de câncer juntos.
Sintomas
- As doenças cardiovasculares podem apresentar diversos sintomas, dependendo da condição específica, e nem sempre se manifestam logo no início. Confira alguns deles:
- dor no peito;
- dor em outros locais, como braços, ombro esquerdo, mandíbula ou costas;
- falta de ar;
- tontura e desmaios;
- dormência na face, braços ou pernas, especialmente em um lado do corpo;
- cansaço;
- dificuldade para enxergar;
- dificuldade para andar.
Outras manifestações incluem: náuseas e vômitos, palidez, batimentos cardíacos mais rápidos ou lentos, pontas dos dedos azuladas. As doenças cardiovasculares podem ter causas genéticas ou estar relacionadas a hábitos que favorecem o seu surgimento.