Nesta segunda-feira, 7, que se comemora o Dia Mundial da Saúde — data marca a fundação da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1948 — Sindicato Médico do Rio Grande do Sul lança o “Devedômetro”, ferramenta que tem o propósito de monitorar e divulgar semanalmente os municípios onde médicos estão com suas remunerações atrasadas e o Sindicato está atuando para resolver a situação. A iniciativa busca valorizar a categoria e dar visibilidade ao problema, buscando alternativas junto a gestores, para uma solução urgente. O Simers entende que defender os médicos é defender a saúde e o atraso nos salários atinge também profissionais da área e prejudica o atendimento a pacientes.
A primeira edição do Devedômetro será publicada no Instagram do Simers, tendo atualização todas as segundas. Conforme o presidente do Simers, Marcelo Matias, “o Devedômetro é uma ferramenta que demonstrará a realidade dos médicos que trabalham sem receber e cobrar soluções dos gestores. Nossa luta é pelo pagamento em dia e pelo respeito à categoria. Estamos fazendo sindicalismo e defendendo o respeito à categoria”, ressalta. Estarão registrados no devedômetro todos os municípios onde médicos que atuam em hospitais, unidades de saúde, Upas ou Caps, com atendimento pelo SUS, estejam com os salários atrasados e o Simers esteja atuando.
O Simers reforça a importância da adesão dos médicos na denúncia de atrasos salariais para ampliar a pressão por soluções. Profissionais que enfrentam problemas semelhantes podem procurar o Sindicato para relatar sua situação. A ideia é que haja interatividade com os profissionais. Para tanto, a entidade pede para que os médicos que não estejam recebendo em dia, acionem o Sindicato.
Fonte: Simers