O Sindicato vem defendendo que o GHC assuma o Hospital Universitário em diversas instâncias, como o Ministério Público, Câmara dos Deputados, Senado e Assembleia Legislativa.
A federalização do Hospital Universitário (HU) de Canoas foi tema de reunião, nesta terça-feira, 18, entre o Sindicato Médicos do Rio Grande do Sul (Simers) e a Secretaria Estadual de Saúde (SES). O presidente Marcelo Matias defendeu para a titular da pasta, Arita Bergmann, que a passagem do Hospital Universitário ao Grupo Hospitalar Conceição é uma solução para a crise da saúde no município. A conversa com a equipe da SES foi mais uma etapa do empenho do Simers para viabilizar a assistência médica na região.
Matias retratou a subutilização do HU por falta de investimento e até de verba para custeio, o que precariza o atendimento à população de mais de uma centena de municípios que têm Canoas como referência. Matias defendeu o Grupo Hospitalar Conceição (GHC), que já demonstrou interesse em assumir a instituição, como a alternativa mais viável: “Com isso, a Prefeitura poderia investir os recursos, que hoje vão para o Universitário, nas outras unidades de saúde.”.
O Simers vem defendendo a federalização em diversas instâncias, incluindo o Ministério Público, Câmara dos Deputados, Senado, Assembleia Legislativa e Secretárias Municipais de Saúde.


















