Simers se reúne com prefeito de Canoas para debater situação do HU e pagamento dos médicos

Clique para ouvir esta notícia
Encontro teve ainda a participação dos secretários de Saúde, Ana Boll, e de Governo, João Portella

O presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Marcelo Matias, se reuniu com o prefeito de Canoas, Airton Souza, e com os secretários de Saúde, Ana Boll, e de Governo, João Portella. O encontro nesta segunda-feira, 26, teve como tema central a situação do Hospital Universitário (HU) e o pagamento dos médicos. Na quinta-feira, 29, os residentes vão parar, reflexo da falta de preceptores devido ao atraso dos honorários dos profissionais responsáveis pela formação dos especialistas e também das equipes de anestesistas.

Matias ressaltou que esse é o maior problema no momento: “O não pagamento dos médicos desmantela as equipes e prejudica o programa de residência e a assistência à população de 150 municípios que têm Canoas como referência de atendimento.” O presidente do Simers contou a preocupação com os relatos que recebeu dos residentes. “A pior situação de todas as residências é a cirurgia geral, tanto que pedimos o fim desse programa”, ressaltou.

Nos próximos dias, o hospital vai receber em torno de R$ 19 milhões de reais em emendas parlamentares e metade do valor é destinado ao custeio. Matias solicitou apoio da Prefeitura para que parte do recurso seja direcionado aos pagamentos em atraso dos médicos.

O prefeito mostrou preocupação e disse que irá tratar da questão do HU em reunião nesta quarta-feira, 28, em Brasília, assim como a liberação dos recursos para as obras do HPSC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore