Gabriel Souza valorizou sua formação na Universidade e o apoio institucional durante crise climática
O vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, egresso do curso de Medicina Veterinária da Ulbra, visitou nesta segunda-feira (17) o campus de Canoas para uma agenda institucional que incluiu reuniões e entrevista ao programa Rio Grande Notícias, da Ulbra TV. Ele ingressou na Universidade muito jovem, aprovado no vestibular aos 16 anos, e se formou em 2012, conciliando a formação acadêmica com o início de sua vida pública.
Durante a visita, Gabriel Souza destacou o vínculo afetivo e profissional com a instituição. “É a minha profissão original. Vice-governador sou circunstancialmente; médico-veterinário vou ser para o resto da vida”, afirmou, ao recordar a importância da Ulbra em sua trajetória.
Ações na enchente
O vice-governador também relembrou a atuação conjunta com a Universidade durante as enchentes de maio do ano passado, quando esteve no campus como coordenador do Gabinete de Crise. “Tive aqui durante as enchentes. Trabalhamos na Ulbra para entender o que precisávamos fazer naquele momento, garantindo que as pessoas tivessem um local adequado até poderem voltar para suas casas. A Ulbra colocou todo o seu patrimônio à disposição e foi fundamental. Agradeço muito à Universidade”, ressaltou Gabriel Souza.
Em 2024, a atuação social da Ulbra foi novamente destaque durante a enchente que atingiu o Rio Grande do Sul, quando o campus de Canoas se transformou em um centro de acolhimento de vítimas de catástrofes climáticas, abrigando cerca de 8 mil pessoas e 3 mil animais.
Planos para o Estado
Ao comentar as projeções do governo para o próximo ano, Gabriel Souza enfatizou o foco na continuidade da recuperação financeira do Estado e na ampliação de investimentos. “O Rio Grande do Sul tinha suas contas desorganizadas, e conseguimos reorganizá-las para retomar a capacidade de investir. No ano que vem, vamos seguir nesse caminho: cuidar das contas para cuidar das pessoas, com investimentos em educação, saúde, segurança pública e infraestrutura. Ainda há muito a ser feito, mas também sabemos o quanto avançamos”, relatou.
A visita ao campus reforçou o diálogo entre o governo estadual e a Universidade, reconhecendo o papel da Ulbra tanto na formação de profissionais quanto no apoio à comunidade. O encontro também reuniu os advogados Thomas Dulac Müller e César Augusto da Silva Peres, além do chefe de gabinete do vice-governador, Janir Branco. Pela Ulbra, participaram o presidente Carlos Augusto Melke Filho, o vice-presidente João Pedro Palhano Melke, o superintendente institucional Ruy Irigaray, o presidente do conselho consultivo Gustavo Ene e o diretor jurídico Paulo Afonso de Oliveira.


















