A Subprefeitura Centro realizou, na tarde deste sábado (16), o curso de Monitor de Inclusão – módulo Autismo. A atividade ocorreu na Escola Estadual André Leão Puente, e contou com a participação de mais de 300 pessoas.
O prefeito interino Cris Moraes salientou a importância de realizar esse tipo de trabalho. “As soluções inovadoras precisam ser destacadas, e hoje temos um exemplo aqui nesta escola. A proposta deste curso pela Subprefeitura Centro mostra o quão necessário é buscarmos alternativas, e irmos atrás de pessoas que estão dispostas a ensinar e transmitir conhecimento”, destacou.
De acordo com a subprefeita da região Centro, Naligia Alves, nem o calor fez com que as pessoas deixassem de participar. “Estou muito feliz em ver que as pessoas realmente vieram, pois sei do esforço de cada um dos participantes para estar aqui. Sei que muitos são profissionais de educação, outros são familiares, mas são pessoas que querem saber mais sobre o autismo e fazer a diferença na vida das pessoas”, acrescentou.
A capacitação foi ministrada pela professora Ana Carolina Rodrigues e Igor Bueno. Os participantes receberão certificados posteriormente. A iniciativa ocorreu em parceria com a Divas’s, instituição de Porto Alegre que ministra treinamentos e auxilia mulheres em estado de vulnerabilidade social.
Na ocasião, a Subprefeitura Centro recebeu alimentos não perecíveis em uma ação solidária em prol da Defesa Civil de Canoas.
Texto: Daniele Brito
Edição: Patrícia Augsten
Uma Resposta
Infelizmente muitas pessoas usam o autismo para falar bonito.
Canoas não tem e nunca teve profissional capacitado, quem tem condições corre atrás e os que não tem?
Só querem inaugurar, capacitar.
Autismo é sério e só quem tem um autista sabe o que estou falando.
O autista cresce e se torna um adulto, se inicia na infância e Canoas nem monitor tem nas escolas.
Para quem é leigo no assunto pode até se iludir.