Quem é canoense da gema não esquece, um de nossos referenciais voltou e triunfante, em um branco e azul que se confunde com o belo dia que faz em Canoas.
Qual foi nossa surpresa, ao passar pela 15 de Janeiro, em frente de o marco histórico, o Conjunto Comercial Canoas e ver as obras de restauração de nossas Taças da Corsan.
Para quem não lembra, elas foram inauguradas no dia 24 de março de 1973, no governo do prefeito Daniel Cruz da Costa. Foi a grande referência em localização geográfica no centro da cidade. As Taças, surgiram visando melhorar o abastecimento de água na região.
Elas foram projetadas pelo arquiteto Eduardo Martinez e o engenheiro Hamilton Rey Filho, fazia parte de um plano de urbanização da Corsan, que ocorria na época, nos estados do Paraná e São Paulo e nas cidades do Rio Grande do Sul, em Canoas, Erechim e Rio Grande.
É ótimo ver nosso monumento recuperado, muitos senhores de hoje passaram sua juventude na 15 de Janeiro, de grande vida noturna e um comércio pujante. Quem sabe, as “taças” recuperadas não tragam a esperança de uma recuperação do Centro de Canoas.
Hoje não dá mais para andar à noite por ali, o perigo de assaltos e a insegurança afastaram as pessoas de um lugar que já foi encantado e de grande circulação de pessoas. Quem ganhava com isso eram os bares e o comércio da cidade.
Fica a sugestão do poder público olhar com bons olhos para o nosso Centro.
(Colaborou na matéria, o historiador Edson Barcelos)
2 Respostas
Tristeza em ler o último parágrafo.
Parte da minha vida, aliás, uma fase muito boa, eu vivi nessa região.
Agora uma “confissão”:
Quando comprei meu primeiro carro, um Chevette 76, branco, que tinha aqueles bancos bem baixinhos (originais), não eram reclináveis, eu coloquei os dois pés no painel e entortei-os, para ficarem “reclinados”. Lembro que no primeiro sábado que tinha o carro, lavei-o, “bem lavadinho” (durante a manhã/tarde) e na noite fui para o centro, estacionei ali na frente das taças e do outro lado da rua, no Centro Comercial, tinha uma vitrine (era tudo envidraçado, Renner e outra de eletrodomésticos) que refletia como um espelho….fiquei “me admirando”….o carro e eu lá dentro…..parecia mentira, um sonho, mas era eu com meu chevette…rsrs…
Foi um momento muito legal, me senti o cara……ainda não tinha colocado o toca fitas Sharp /auto reverse, era só no som da Continental rsrs…bons tempos, bons tempos…..boas lembranças das taças, que tinha o Xis /Crepe Jhonni ali ao lado…..Saudade
Muito bom amigo Manéa, somos do mesmo tempo, uma Canoas que deixou saudades, tomará que as autoridades leiam o texto