Barkus, um gatinho com o vírus da leucemia felina (FELV) que chegou há alguns meses na Secretaria de Bem-Estar Animal (SMBEA), foi adotado por Vitória da Costa Silva e Dyéssica Lohana Fernandes. Empolgadas com a adoção, as tutoras não veem diferença entre um felino com essa condição e gatos sem a doença. “Vimos no site da Prefeitura que teria a adoção e sempre fomos apaixonadas por gatos. Quando vimos o Barkus foi amor à primeira vista. Ele é um gato muito carinhoso”, relataram as moradoras do bairro São José.
Além do gatinho Barkus, outros dois pets ganharam um lar na Feira de Adoção da última quinta-feira (29), na sede da Secretaria do Bem-Estar Animal (SMBEA). A ação ocorreu das 9h às 19h, no bairro Igara. Promovida pela secretaria, a iniciativa tem por objetivo estimular que a população adote os animais albergados no centro.
Para a adoção, os interessados precisam levar um documento com foto e um comprovante de residência até a sede da SMBEA. Após a documentação, o futuro tutor deverá responder um questionário e, posteriormente, passará por uma entrevista para analisar o perfil do adotante. “Se a adoção for de felinos, temos a exigência também de ser uma casa ou apartamento com as janelas teladas, para os gatos não terem acesso à rua. No caso de cães, que sejam casas com pátio fechado”, completou a bióloga Patrícia Martins Valentim, da empresa Athena, que presta serviços à secretaria.
Outros animais
Além dos gatos com FIV/FELV para adoção, aproximadamente 140 animais, entre cães e felinos, esperam por um tutor. Osório, um cãozinho que estava na SMBEA desde o ano passado, teve sorte e foi adotado por Ivone Alves dos Santos, de 85 anos. A moradora do Centro ficou contente com a adoção e em ter encontrado um espaço com infraestrutura para cuidar dos animais que são resgatados na cidade. “Eu sei que aqui os animais estão saudáveis e não terão problema nenhum. Estou muito feliz de vir para adotar esse cachorro e ver a estrutura que tem aqui, com um hospital e um bom local para tratar os animais”, observou.
Stanley, outro cachorro albergado na SMBEA, também terá um novo lar. Embora ações como a da última quinta-feira sejam realizadas periodicamente, os munícipes podem visitar o Centro, localizado na avenida Boqueirão, 1986, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. A secretaria também faz a mediação na adoção de cavalos, que ficam abrigados em uma cabanha, após serem resgatados de maus-tratos. Mais informações sobre adoção pelo WhatsApp (51) 991385613.
Direitos do adotante
A secretaria se compromete a prestar alguns serviços para os tutores que adotam animais na SMBEA. Entre eles, todas as vacinas previstas no primeiro ano de vida, caso o filhote ainda não tenha recebido os imunizantes. Castrações e consultas veterinárias também são oferecidas gratuitamente.
Texto: Anelise Durlo
Edição: Valéria Deluca