Não tem o que comemorar, ontem, os separados e rompidos Três Mosqueteiros da Aldeia estavam de aniversário. Sim, prefeito e vice não convivem mais em um mesmo ambiente e o outro mosqueteiro foi nomeado, como herói improvável, na saúde Canoense. Mas como eles mesmo dizem, “ovelha não é para mato”.
Foi o primeiro aniversário após a crise política instalada no Paço Municipal, entre um entra e sai o problema está instalado, o que sucedeu queria ficar, o retornável queria voltar, e voltou, após um ano de afastamento e trouxe consigo seu fiel escudeiro. O resultado todos já sabem, deixaram o Sucedâneo subjugado em seu gabinete e com apenas um ordenança e um pedido de impedimento na Távola Redonda.
O aniversário já sem a mesma pompa da campanha e do primeiro ano de mandato aconteceu de forma discreta, com muitos desejando parabéns para o Retornável e o Inexorável em redes sociais, ao Sucedâneo restou a timidez de um isolamento desgastante.
Mas o presente do dia foram as notícias e ameaças na saúde, sem o pagamento de seus proventos os funcionários das UBSs sentiram-se com o justo direito de protestar com cartazes avisando à população que ali permaneciam atendendo pelos pacientes, pois a saúde não poderia parar. Diante dos protestos os funcionários receberam uma nota dos gestores, onde diziam:
“Tendo em vista as notícias de afixação de cartazes e/ou dizeres junto às unidades com referência ao atraso de pagamento das verbas remuneratórias relativas ao mês de abril/2023, recomenda-se que tais materiais sejam removidos e/ou sua colocação seja vedada junto às unidades na medida que o direito à liberdade de expressão dos colaboradores pode e deve ser exercido de forma diversa à alocação em locais de prestação de serviço público de saúde e diversa à utilização de materiais (papel, impressora, etc) provenientes de verbas públicas.
Assim, sensíveis com a situação vivenciada e ansiosos pela imediata resolução, recomendamos a providência para que eventuais manifestações de insatisfação não ultrapassem a legalidade e sejam exercidas exclusivamente através dela”.