Um ato com cerca reuniu 80 pessoas ontem (27) em defesa retomada dos atendimentos no Pronto Socorro de Canoas com a maior brevidade possível.
Os Representantes do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) e do Conselho Regional de Medicinado RS (Cremers), juntamente como membros de outras entidades da sociedade civil e trabalhadores do HPSC participaram de uma manifestação entorno do Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC), foi um abraço no HPSC que sofreu um naufrágio nas enchentes que atingiu todo o lado oeste da cidade, município. A instituição permanece fechada e os funcionários do HPSC atendem no Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG). A instituição de saúde está fechada há mais de três meses.
A Prefeitura Municipal de Canoas estima que o atendimento no HPSC deve ser retomado parcialmente no final de setembro e forma integral em 17 de dezembro.
Lixo dos transbordos segue sendo retirado lentamente
Outro problema arrastado na cidade é a retirada dos entulhos da enchente em Canoas. Eles continuam acumulados em quatro pontos da cidade. Após vários problemas quanto as destinações, finalmente, começam a ser removidos para aterros credenciados pela Granpal. O destino deverá ser para os aterros em Santo Antônio da Patrulha e Minas do Leão.
Dos quatro pontos de transbordo, apenas o lixo do Parque Eduardo Gomes (Parcão) estava sendo retirado e com destino aos aterros em Estância Velha e Santo Antônio da Patrulha. A estimativa de conclusão do trabalho de limpeza do Parcão é para o início de setembro. Vale lembrar, que em setembro começa a Semana Farroupilha no Parque do Gaúcho, mês dos Festejos, que fica bem ao lado do transbordo, reforçando a necessidade da retirada do lixo do local. Em um primeiro momento o Executivo previa a retirada em agosto, mas com apenas 25% dos entulhos retirados o prazo passou para setembro.
Os trabalhos também estão acontecendo em outros locais, na Avenida Irineu Carvalho Braga a retira começou ontem (27) e a operação começa hoje (28) nos três outros pontos.
Operação tapa-buracos finalmente começou
Começou a esperada operação tapa-buracos. A Prefeitura de Canoas deu início às obras de recuperação do asfalto nas esburacadas vias da cidade. A ofensiva da Secretaria Municipal de Obras iniciou nesta terça-feira (27) pela Avenida Inconfidência. O trabalho começou na área central de Canoas. No entanto, deve rapidamente se estender para os bairros Rio Branco e Mathias Velho, bastante afetados desde as cheias do mês de maio.