Imagine você assumir uma pobre cidade rica com mais de um bilhão negativo nos cofres públicos?
Vamos pensar assim, a cidade tem uma receita de quase três bilhões ao ano. Quem assumir o Paço Municipal já entrará devendo metade disso tudo e com uma Canoas destruída em todos seus setores.
O pepino está aí, algum desses candidatos irá herdar um desastre, não climático, ele é político. Canoas quebrou.
Nós, juntamente, com a CICS Canoas, mais os jornalistas Guilherme Manfroi, Rodrigo Becker e Bruno Lara sabatinamos cinco dos seis candidatos. Airton Souza (PL), Beth Colombo (Republicanos), Campiol (Novo), Rodrigo Cebola (PSol) e Jairo Jorge (PSD). O candidato Márcio Freitas (PRD) foi convidado, mas não compareceu e, infelizmente, ficamos sem seus planos.
Vamos colocar aqui as cinco entrevistas, leia e veja o que eles pensam na solução para triste herança que terão da falência política da cidade.
AIRTON SOUZA
O atual vereador Airton tem quatro mandatos e foi secretário de Desenvolvimento Econômico do município na gestão Luiz Carlos Busato.
Sua trajetória política começou nos anos 2000, quando concorreu pela primeira vez, fez 1.296 votos, mas não assumiu o cargo, pois seu partido não atingiu coeficiente eleitoral, mesmo assim sua votação foi superior a vários vereadores eleitos.
Após, em 2004, elegeu-se pela primeira vez com 3.254 votos, sendo o sexto mais votado no pleito. Reelegeu-se em 2008 com 5.081 votos, na época a maior votação de história da cidade por um vereador. Em 2012, repetiu o feito e com 5.241 votos, mais uma vez foi reeleito como o mais votado da cidade. Atualmente, está no quarto mandato como vereador.
BETH COLOMBO
Ela foi duas vezes vice-prefeita de Canoas juntamente com o Prefeito Jairo Jorge. Beth Colombo é servidora municipal, professora, Especialista em Déficit Intelectual (inclusão). Foi secretária de educação por três oportunidades e uma vez secretária de saúde de Canoas. A cidadã Beth Colombo é casada, mãe e avó. Já enfrentou uma eleição para Prefeita e agora tenta novamente uma chance de comandar a cidade, fizemos algumas perguntas, principalmente o que ela pensa da situação eleitoral e seus planos para reconstruir Canoas após as enchentes de maio.
RODRIGO CEBOLA
Almiro Rodrigo Gehrat, o Cebola, tem 43 anos, foi presidente do DCE Unilasalle, da Associação de Moradores do Bairro Fátima e do Conselho Comunitário de Segurança Pública da 4ª Cia. Secretário Geral do Conselho Municipal da Juventude. Foi Coordenador Municipal de Juventude de Canoas (2009–10), e atuou na Secretaria Municipal de Cultura (2013). Ficou de suplente de Vereador em 2008, assumindo a cadeira de Vereador por 11 meses em 2011.
CAMPIOL
Odirlei Campiol, 44 anos, casado, pai de dois filhos, marido, estudante, cidadão, amigo, empreendedor, construtor de soluções. Segundo ele, “é um homem simples, de infância saudosa e peralta, preza por família, liberdade, trabalho.
“Me coloco à disposição para as mudanças necessárias e urgentes que precisam ser feitas na nossa cidade, mediante trabalho sério, respeito ao cidadão e ao erário. Com técnicos atuando, facilitando e construindo uma nova ponte entre o povo e o executivo”, afirma o candidato.
JAIRO JORGE
Jairo é jornalista de profissão, já foi secretário executivo do Ministério da Educação entre 2004 e 2006, Pró-Reitor de Extensão da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), secretário de Educação na Prefeitura de Sapucaia do Sul e vice-presidente de Relações Internacionais da Frente Nacional de Prefeitos (FNP).
Jairo Jorge diz, “que como prefeito, implementou diversas políticas públicas voltadas para a melhoria da qualidade de vida da população e Canoas passou a ser reconhecida no Brasil e no mundo, recebendo mais de 50 prêmios internacionais, nacionais e estaduais”.
VEJA AQUI OS PLANOS DE GOVERNO DE CADA CANDIDATO
Começa a campanha eleitoral | Veja os planos de governo dos candidatos à Prefeitura de Canoas
4 Respostas
A herança é de todos eles, que de uma forma ou outra está. Nós governos passado. Uns por ação outros por falta de ação. Os 21 vereadores não fiscalizaram. Ouvi o papel relevante que tiveram foi votar o que o prefeito quera. O prefeito só pensava no poder, e o erário público se esvaindo, através de cargos e mais cargos. Pobre cidade rica , de um povo tão pobre de conhecimento de discernimento e de ação.
Bah! Mais uma vez com foco total no Airton. Essa página virou de campanha para o Candidato! Basta ver a diferença do resumo perante os outros candidatos.
Vereador há 20 anos sem entregar nada para a Cidade.
O currículos foram eles que enviaram, portanto, a responsabilidade é das assessorias, mas reduzirei, obrigado pela ajuda. Sempre lembrando, já disseram que a página está com esses ou aquele candidato, realmente, depende de que quem o eleitor está apoiando. A critica é sempre construtiva.
Parece piada: quem por 3 mandatos não fez, agora diz que vai fazer a manutenção dos diques. Afinal, quando um dique se rompe, é sinal do que mesmo? De que NÃO FOI DEVIDAMENTE AVALIADO e não fizeram a manutenção. Culpa dos engenheiros? Do secretário?
Ou do prefeito que é chefe deles?