“(…) lá bem no alto do décimo segundo andar do ano
Vive uma louca chamada Esperança (…)” – Mário Quintana
Nos versos de Mário Quintana, fui buscar inspiração para minha mensagem de final de ano para os leitores de meu site, pois é um período de profunda reflexão para mim e para muitos, aliás, deveria ser para todos.
Nosso site tem a pretensão de avaliar as ações políticas da Aldeia, o sentimento da população em relação às condutas políticas de uma “louca” cidade, chamando as pessoas a refletirem, é para isso que existe este espaço.
O site Notícias da Aldeia Canoas, não o Limoeiro, começou no final do governo Luiz Carlos Busato, tem seis anos. Jairo Jorge e Busato, que são meus amigos e de ótima relação, são os responsáveis pelo surgimento de nosso canal, sua disputa por anos nos despertou o sentimento por escrever sobre a política Canoense, aliás, a “louca” política da Aldeia.
Diante da loucura, a população procura a Esperança, e com tantos momentos trágicos dos últimos anos resolveu mudar de direção no Paço Municipal.
A eleição de 2025 foi vencida por Airton Souza (PL) e seu vice Rodrigo Busato (União Brasil).
Podemos definir que foi a vitória de uma “louca obstinação”. Airton, que também é meu amigo e de ótima relação, sempre disse que iria ser Prefeito de Canoas, onde todos achavam loucura, ele tinha essa certeza e convicção.
Aconteceu, agora a cidade está sob nova direção e cabe a eles nos devolverem a Esperança de uma cidade melhor para se viver.
A nós, do site do Aldeia, cabe a prática de uma rotina que raramente muda. Somos contestadores por natureza e todos os dias informamos e opinamos sobre os problemas e vitórias, pena que tão raras, de nossa cidade.
Em uma cidade onde é tudo “programado”, nós não queremos nos ajustar, senão passamos a não servir mais e nos tornamos obsoletos para os verdadeiros senhores da Aldeia, a população. Nossa natureza é servir aos interesses dos cidadãos se lhes deixar informados dos movimentos da Aldeia, que esperamos que mude para melhor.
ESPERANÇA DE DIAS MELHORES
O texto, como falamos, chama a reflexão, todos os políticos deveriam fazer isso, dar-se uma chance de melhorar a “louca” vida que vivemos.
É tempo de reflexão e, principalmente, de decisões. A cidade não quer presentes e falsas promessas, ela quer resultados. Nossa cidade foi lavada a ser “louca” por má gestão, é preciso urgentemente mudar para melhor.
Que a nova gestão renove nossas esperanças de dias melhores, pois é não esquecendo dos problemas, que poderemos nos tornar, novamente, uma cidade melhor. Em que se pare de reclamar do que foi deixado pelo antecessor, um político é escolhido pela população para resolver e enfrentar desafios que o outro não conseguiu resolver. Então é sem choradeira e transferir culpas, passar quatro anos culpando gestões passadas não irá solucionar a grave crise que está instalada em todos os setores na administração do município.
Mas, como a “louca” chamada Esperança, eu acredito que as coisas vão melhorar sempre, é preciso uma recuperação no comportamento e, com isso, conseguir nos libertar das amarras do caos político em que está instalado em Canoas.
E, é com essa Esperança que me apoio para desejar um ano de 2025 melhor para todos nós, um ano em que, se Deus quiser, possamos passar a conversar mais, refletir mais, nos amar e compreender mais.
E se der, que possamos parar os loucos na rua e perguntar quem são eles e talvez receber resposta surpreendente:
“(…)preciso lhes dizer tudo de novo?
O meu nome é ES-PE-RAN-ÇA! (…)”
Feliz Ano Novo para todos.
SOBRE A FOTO DA CAPA
“Barco dos Sonhos” de Jerome Symons, escultor dos Países Baixos, que em 2016 participou no IV Simpósio Internacional de Escultores.
“Quando o meu xodó voltar para casa
E os meus sonhos não vagueiam mais
Te encontrarei e te abraçarei
Quando o meu xodó voltar para o lar”
Esta magnífica criação tem 5.500 kg distribuídos em 210 cm de altura e 130 X 80 cm. Está no Parque Internacional de Esculturas Domadores de Pedra, Caminho de Pedra, Serra Gaúcha
11 Respostas
A politica é baseada na arte da HIPOCRISIA, da mentira, da falta de compromisso com com a coisa publica e o povo, do excesso de EGOCENTRISMO EGOÍSTICO e compromisso CONSIGO MESMO, enfim DA TRAIÇÃO.
Acompanhei, vivenciei e participei da campanha de Busato a prefeito de Canoas e constatei a “parceria” de Airton com ele.
Na campanha de reeleição de Busato, CONSTATEI o que já sabia:
O “apoio” de Airton era totalmente movido por interesse pessoal.
O que fez com que ele mostrasse o tipo de politico que era TRAINDO ao “parceiro” Busato, aliando-se a aquele a quem era rival, tanto contestava as atitudes e repudiava.
Enfim, na ANSIA por poder (força propulsora que o move), novamente alia-se a quem ele TRAIU/VIROU AS COSTAS.
Não, ele NÃO representa a esperança, muito pelo contrário, ele representa A CERTEZA que na politica TUDO MUDA PARA FICAR EXATAMENTE COMO SEMPRE FOI.
JORGE
Ótima reflexão! Que seja um ótimo ano para todos nós e
um ” renascimento ” para Canoas … feliz 2025!🤩👍👏👏👏🙏
Verdade, uma ótima reflexão mesmo! 👏👏👏
Que a nova ESPERANÇA, sem amarras e amarrados, traga a todos nós Canoenses dias melhores, bem melhores. Feliz 2025!!! 🙌🤩✨
Meu nome é Kátia,sou moradora do mato grande, estou triste por canoas, que no tempo do lagranha, funcionava, estou na fila do SUS a oito anos , esperando, um Vasco, até agora nada,um descaso com o cidadão que paga os impostos, não acredito nesses políticos, são todos corruptos, eu votei nessas imundícias.
Caro Marco, por artigos como este que o prêmio “jornalista do ano” foi super merecido.Espero que o prefeito eleito Airton Souza e seu vice Rodrigo Busato, tenham o preparo de fazer sua gestao vontada para as pessoas que moram nesta cidade. A “cidade é das pessoas” e não as “pessoas da cidade”. Que os vereadores exerçam seu papel republicano de fiscalizar e propor soluções. Esse é meu sincero desejo para 2025.
Minha casa estava incendiando.
O único bombeiro que apareceu estava em um caminhão feio, sujo e estava bêbado.
Mas ao menos apagou o incêndio.
Agradeci pois não perdi a casa totalmente.
Obs: esse texto não é sobre bombeiros.
Pelo menos o fogo (digo, o Pinóquio das enchentes) foi embora.
Quem sabe daqui a 4 anos não melhore de verdade?
Muito inteligente este texto e concordo plenamente!
Acho brabo!
E a questão do dinheiro na cueca, como ficou?
Saúde de Canoas, especialmente o que tange ao trabalhador do HU. Há oito anos sem dissídio, com falta de insumos, sem férias há quatro anos e sendo cobrado por resultados que não podem ser apresentados em razão destes itens. Sem falar da troca de gestão por empresas no mínimo desonestas, que não pagam o devido. Parece que nenhuma catástrofe sensibiliza o Paço para valorização dos trabalhadores da Saúde. Estivemos na linha de frente da Pandemia e da Enchente e não somos valorizados.