Lembro bem, os mais antigos também, uma boa e velha “sabatina das antigas” me remete à prática tradicional de provas (sabatinas). As sabatinas eram o terror escolar, os alunos chagavam a passar só de ouvir o anúncio da malfadada “prova oral” que estava por vir.
Eram questionamentos detalhados e rigorosos feitos ao pequeno aluno, principalmente aos gazeteiros, aqueles que costumavam faltar com seus “compromissos”, acabavam pagando na sabatina a pouca consideração que tinham pelo assunto proposto. Pelo jeito isso não mudou para alguns.
Airton Souza
Beth Colombo
Jairo Jorge
Odirlei Campiol
Rodrigo Cebola
Mas, nosso assunto é a política de Canoas, menos para os gazeteiros, resolvemos “sabatinar” os candidatos à Prefeitura de Canoas no pleito de 2020. A CICS — Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Canoas, juntamente com os jornalistas Marco Leite, do Notícias da Aldeia, Rodrigo Becker do Blog Seguinte e como convidado o jornalista Bruno Lara da GBC e tendo como mediador, e representando a entidade, o jornalista é Corretor Imobiliário Guilherme Manfroi, diretor da CICS Canoas convidou e “sabatinou” Airton Souza (PL), Beth Colombo (Republicanos), Jairo Jorge (PSD), Odirlei Campiol (Novo) e Rodrigo Cebola (PSol). O candidato Márcio Freitas (PRD) também foi convidado, mas não compareceu à “sabatina”.
Os episódios das entrevistas começam na segunda-feira (19) e irá até a sexta-feira (23), um por dia e na ordem em que foi acordada previamente com os representantes dos candidatos e partidos. Os links serão divulgados pela CICS, e pelos órgãos de comunicação parceiros da “sabatina eleitoral”.
A nossa sabatina é o futuro da cidade e sua reconstrução pós-tragédia das enchentes de maio, o contexto está em saber o que os pretendentes ao cargo de mandatário irão fazer para resolver as principais questões que assolam nossa Canoas.
Nossa “sabatina eleitoral” propôs uma série de perguntas desafiadoras, detalhadas e substanciais feitas a todos os entrevistados. Nosso objetivo foi obter informações detalhadas, esclarecer pontos de vista, testar conhecimentos, saber a posição os “sabatinados” diante das questões complexas e controversas que nossa Aldeia se encontra. Será uma tarefa difícil, pois, o que se afirma em uma “sabatina” é compromisso com o “acerto”, se isso não for feito o candidato pode “rodar na prova”.
Nossa proposta desse exercício de cidadania, em forma de “sabatina”, quis aprofundar o debate, explorar a ótica de cada um e ver as diferentes perspectivas, tudo isso para a população tirar suas conclusões de quem será o merecedor de ser seu representante no PAÇO MUNICIPAL de 2025 a 2028.
As entrevistas exigiram o trabalho de muitos agentes, a eles nossa gratidão, foram momentos de pura reflexão e de olhar o futuro que é reservado para nossa cidade.
Na sabatina os candidatos puderam explanar questões sobre propostas de políticas, histórico de atuação, integridade, valores e compromissos. Fornecendo “insights” valiosos sobre a visão, a capacidade e a adequação que cada um pretende para a função que concorrem no pleito vindouro.
Agora é esperar, aguardem, mas não muito.
As “sabatinas” serão uma série melhor que as da NetFlix.
Uma Resposta
Parabéns! Trabalho voltado ao interesse da democracia e dos eleitores! Definitivo? Claro que não, mas inovador e muito importante!