Uma tragédia no RS, impossível não se envolver, vamos ajudar

Clique para ouvir esta notícia

O Notícias Da Aldeia tem por opção não noticiar tragédias, nossas notícias são mais locais e, principalmente, políticas. Mas não podemos fechar os olhos para o que está acontecendo no Estado. Mais um ciclone nos atingiu fortemente, principalmente o Vale do Taquari, já são 31 mortes e a tendência é aumentar, visto o número de desaparecidos.

Canoas não é uma ilha, ontem mesmo alguns cidadãos preocupados já começaram a se mobilizar, a Associação dos DJs Gaúchos está promovendo campanha de arrecadação em Lives, como a do DJ Cabeção, um canoense, e usando a redes para mobilização em prol das vítimas do Ciclone.

Em nosso grupo de WhatsApp, o Câmara Paralela do Aldeia, Jairo Silveira (O Jairinho) lançou a ideia do poder público lançar uma campanha de arrecadação, como materiais, tipo: roupas, alimentos, materiais de limpeza e qualquer coisa que possa vir auxiliar nossos irmãos atingidos pela catástrofe climática. Inclusive, aventou a possibilidade de usar a nossa Semana Farroupilha como uma grande mobilização e montar postos para receber doações que ajudem quem tanto está necessitando. Nada mais justo, afinal é uma festa que irmana e mobiliza todo o Rio Grande do Sul. São ideias que estão surgindo e tudo que for para salvar vidas e o sofrimento de quem perdeu tudo, inclusive parentes, é bem-vindo.

Estamos diante de uma tragédia histórica, talvez a maior em número de vítimas, a doação e o apoio são fundamentais agora. Em Canoas pouco sofremos, só alguns alagamentos, mas é preciso nos preocupar com as cheias que certamente irão subir os níveis, o volume da água está vindo para nossos rios, como, por exemplo: o Sinos.

RESULTADOS DAS MOBILIZAÇÕES

O Deputado Busato, alertou e agradeceu, “é muito triste a situação toda aqui na região. Além de todos os estragos, a perda de muitas vidas. Um site local da região, notícia que, por volta de 220 pessoas ainda não foram localizadas. Isso não significa que morreram, mas provavelmente estão em locais de difícil acesso, ilhadas, sem celular, e por aí vai”.

E salientou que, “a palavra mais importante aqui é SOLIDARIEDADE. Por sinal, quero agradecer ao nosso amigo @Sub CABEÇÃO que ontem, numa live, conseguiu arrecadar uma doação de 1000 bombonas de água de 5 litros, e me ligou hoje oferecendo elas para a região. Também recebi um telefonema do amigo Everton, da Cia do Caco, oferecendo 40 mil peças de roupas para doação. Muito obrigado pelos gestos amigos”.

ASSISTÊNCIA PARA POSSÍVEIS CHEIAS EM CANOAS

A Defesa Civil acompanha todas as áreas ribeirinhas da cidade. Estão sendo realizadas rondas na região da Praia do Paquetá, na Rua da Barca e no Mato Grande. O monitoramento do nível da bacia do Rio dos Sinos é feito em tempo real pelo Escritório de Resiliência Climática.

O ginásio do Centro de Esportes e Lazer São Luís (Rua Eng. Rebouças, 844) foi aberto pela Prefeitura de Canoas, na tarde de segunda-feira, para abrigar famílias que precisaram deixar suas casas na região leste da cidade. Segundo a Defesa Civil canoense, somente uma família seguiu ao abrigo onde receberam o atendimento da Assistência Social do município. Foram dez pessoas assistidas pelos agentes — três adultos e sete crianças. Os familiares deixaram o local nesta terça-feira (5).

Não houve necessidade de utilização dos ginásios das escolas Paulo VI (Av. Irineu Carvalho Braga, 2781, Fátima) e Thiago Würth (Av. Rio Grande Do Sul, 4240, Mathias Velho), estruturas colocadas à disposição, em caso de necessidade, em outras regiões da cidade.

Equipamentos

Equipes e estruturas de diferentes secretarias e departamentos entraram em ação. Dois caminhões de hidrojateamento e equipes das subprefeituras atenderam demandas de desobstrução de bocas de lobo e de redes de drenagem. As ações tiveram o suporte de caminhões e retroescavadeiras. As casas de bombas operaram normalmente, com agentes de mobilização do Escritório de Participação de plantão prestando suporte.

O QUE DIZEM AS AUTORIDADES

 O Deputado Federal Luiz Carlos Busato está na região atingida e se manifestou nas redes, onde falou: “Estamos indo a Lajeado, para um sobrevoo na região, e verificar os estragos, mas, principalmente, nesse a preocupação é salvar as vidas das pessoas que ainda estão em locais de risco. Com o grande volume de água que aconteceu com as chuvas, a água agora está descendo e indo em direção a Venâncio Aires, e a cidade começa a alargar, inclusive com pessoas já ilhadas. Infelizmente recebemos a notícias de mais mortos, já estamos em 27 vítimas do ciclone. Nossa maior preocupação é que está previsto mais chuvas para hoje ainda, e a região que já está encharcada, o que irá piorar ainda mais a situação, o importante agora é a mobilização de todos”.

O prefeito de Canoas, Jairo Jorge, disse: “as mudanças climáticas são uma realidade, estamos vivendo nos últimos 60 dias inúmeros eventos extremos. Além das chuvas quebrarem recordes históricos, vimos dezenas de vidas serem perdidas, algo totalmente novo em nosso Estado.
Precisamos neste momento compreender a gravidade e adotar medidas de prevenção e iniciativas para mitigar os efeitos”.

AS ADESÕES A NOSSA CAMPANHA JÁ COMEÇARAM.

O art.1 da Carta de Principios Tradicionalistas diz :

Auxiliar o Estado na solução de seus problemas.
A Associação das Entidades Tradicionalistas, consciente de seu papel e responsabilidade social, montará posto de arrecadação e coleta para a comunidade doar alimentos, agasalhos e outros materiais a serem repassados a Defesa Civil em socorro aos Tradicionalistas dos municípios atingidos e a Comunidade Local.

IMPORTANTE

Diante da gravidade da situação que atinge o Estado, a AETC, recebe já hoje as doações no Parque do Gaúcho, Piquete Guardião de Estância.

 

⚠ DOE DE QUALQUER LUGAR DO RS!
A população atingida pelas enchentes precisa de água potável, alimentos, roupas e produtos de higiene e limpeza. As doações podem ser feitas em qualquer município, principalmente em prefeituras, quartéis da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros e agências do Banrisul.

➡ Confira os principais locais de doações:

📍Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff)
📍Palácio Piratini
📍Prefeituras
📍Quartéis da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros Militar
📍Todas as agências do Banrisul no RS
📍Secretaria de Assistência Social do Estado
📍Procuradoria-Geral do Estado
📍Supermercados da Rede Zaffari/ Bourbon
📍Secretaria da Segurança Pública
📍Unidades do SESC
📍Centro Estadual de Treinamento Esportivo (CETE)
📍Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer)
📍Cruz Azul
📍Verte Saúde

*Alguns dos locais podem sofrer alterações nos horários devido ao feriado. A Central de Doações, no Centro Administrativo do Estado e os quartéis da BM e dos Bombeiros seguirão recebendo doações. Agências do Banrisul estarão abertas na sexta-feira (8).

 

 

Uma Resposta

  1. O art.1 da Carta de Principios Tradicionalistas diz :
    Auxiliar o Estado na solução de seus problemas.
    A Associação das Entidades Tradicionalistas, consciente de seu papel e responsabilidade social, montará posto de arrecadação e coleta para a comunidade doar alimentos,agasalhos e outros materiais a serem repassados a Defesa Civil em socorro aos Tradicionalistas dos municípios atingidos e a Comunidade Local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore