União Brasil entra em cena para ser uma das principais forças políticas de Canoas

Clique para ouvir esta notícia

O Notícias da Aldeia, em um café, foi saber um pouco mais do movimento político para o pleito de 2024, batemos um papo com Sérgio Ricardo Spiercart (Côca), o presidente em exercício do União Brasil em Canoas, Rodrigo Busato e Robson Borges, a nova geração da agremiação.

O Notícias da Aldeia conversou com as jovens lideranças que vem se destacando no União Brasil

Côca nos revelou que, “o cenário político de Canoas está ganhando uma nova força e promete grandes feitos nas eleições municipais de 2024. Trata-se da entrada em cena do União Brasil.

Nascido em 2022, o partido já se consolidou como o terceiro maior do país após o pleito daquele ano, e agora disputará a sua primeira eleição em solo canoense.

O União Brasil é liderado por dirigentes experientes, que ajudaram a transformar o extinto PTB em uma das maiores potências do Estado e de Canoas. O presidente estadual da sigla, Luiz Carlos Busato, deputado federal no quarto mandato e ex-prefeito de Canoas, é a principal força política do novo partido identificado com o número 44.

O deputado Busato foi presidente estadual do PTB por 7 anos. Usaremos toda essa experiência de construção partidária agora no União Brasil, que carrega também um importante legado das nossas lideranças à frente de administrações estaduais e municipais bem avaliadas”, afirma Côca.

A estratégia do partido para as eleições municipais inclui a formação de uma nominata forte à Câmara de Vereadores e o lançamento de um nome para a chapa majoritária. Os nomes que estarão nas ruas defendendo as cores do partido são mantidos em segredo e a expectativa é ampliar a presença na Câmara Municipal e consolidar-se como uma força política em Canoas.

“Historicamente, quando estávamos à frente do PTB na cidade, sempre elegemos de 3 a 4 vereadores. Agora, com um partido mais forte e lançando candidatura à majoritária, a tendência é aumentar o número de vereadores eleitos”, projeta Côca.

Já existe um movimento de lideranças para que Busato concorra à Prefeitura em 2024

Quer dizer que o União Brasil terá candidato a prefeito? Busato pode concorrer?

“A decisão de quem vai ocupar tanto o posto de candidato a prefeito quanto de vice-prefeito ficará para 2024. Os nomes que compõem uma chapa majoritária são escolhidos após muito diálogo em torno de um projeto para a cidade. Na condição de presidente em exercício do partido, realizo diariamente muitas reuniões com lideranças políticas, empresariais e da sociedade que pedem a candidatura do Busato a Prefeito. Desde que saiu da prefeitura, Busato teve uma importante postura republicana para a pacificação da cidade e procurou encerrar o clima de campanha, cessando qualquer tipo de embate político. Primeiro como secretário estadual e agora como deputado federal, Busato tem mantido relações respeitosas com os representantes eleitos da cidade, seja prefeito, vice e vereadores”, conclui Côca.

O QUE É O UNIÃO BRASIL

Na Eleição de 2022, o União Brasil destacou-se como uma das principais forças políticas do país, elegendo oito senadores, quatro governadores, dois vice-governadores, 59 deputados federais e 98 deputados estaduais, além de um distrital. No Rio Grande do Sul, o partido está representado na Assembleia Legislativa pelos deputados Dirceu Franciscon, Aloísio Classmann e Dr. Thiago Duarte. Em Brasília, na Câmara Federal, Luiz Carlos Busato é o representante gaúcho da sigla.

Com mais de 200 novas executivas municipais organizadas em 2023, o União Brasil demonstra sua capacidade de organização no Rio Grande do Sul, posicionando-se como um dos principais partidos para as eleições municipais em todas as regiões do Estado. Em Porto Alegre tem como pré-candidato a prefeito o deputado estadual Dr Thiago Duarte.

3 Respostas

  1. Partido com história! Determinar o êxito dessa história, principalmente na nossa Canoas,é uma avaliação que tem diferentes interpretações a se respeitar.
    O questionamento que poderia ter sido feito, com o objetivo de esclarecer, pois gera discussões, é como trabalhar a dicotomia, “nova força política na cidade”, com a relevante parceria na atual gestão?
    Ou ainda, quanto a postura pacificadora, no início dos trabalhos da atual gestão o que se via era uma “chuva” de críticas e denúncias, muitas delas oriundas das inúmeras acusações apresentadas pelo partido durante a campanha.
    Posteriormente quando o partido passou a compor o quadro da atual Administração, com as indicações para uma série de Secretarias, o posicionamento do UB mudou! Como dito, se traduziu como postura pacificadora.
    Acredito que se deva assumir os ônus das ações tomadas em detrimento de se perder a credibilidade.
    Canoas precisa de mudar radicalmente o rumo de tudo que temos acompanhado!

  2. Em 2008, Canoas virou campo de batalha na eleição de Jairo Jorge X Jurandir Maciel. Fechadas as urnas, Jurandir aderiu ao governo Jairo Jorge em troca de cargos.
    Em 2020, Canoas virou campo de batalha na eleição de Jairo Jorge X Busato. Fechadas as urnas, Busato aderiu ao governo Jairo Jorge em troca de cargos.
    Em 2024, o mesmo tende a se repetir com Nedy, que em 2020 estava abraçado com Jairo Jorge.
    Tem como levar a sério essas pessoas?

    1. Canoas é um circo.
      Jogo de interesse, o povo sempre sobra.
      Eles só querem empregar seus ccs.
      Tem que vir nomes novos. Chega dessa gente velha na política.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore