Vanderlei Marcos assume Defesa Civil e detalha planos para atuação do órgão

Clique para ouvir esta notícia

O novo secretário municipal de Defesa Civil e Resiliência Climática de Canoas, Vanderlei Marcos, assumiu a pasta nesta segunda-feira (10) e começou os trabalhos com uma reunião com a equipe. Na pauta, a atuação da Defesa Civil no município, os planos de Marcos para o órgão e o panorama da preparação da cidade para o enfrentamento de emergências.

Entre os planos mais imediatos de Marcos para a Defesa Civil, está a formatação de uma resolução, a ser enviada para a Câmara de Vereadores, que dê segurança jurídica e permita ao Município enviar e receber ajuda das cidades vizinhas em caso de emergências e calamidades. O secretário também quer a criação de uma Comissão Permanente de Atuação em Emergências, envolvendo todos os órgãos do Município. A ideia é que cada secretaria municipal aponte dois servidores, um comissionado e outro do quadro permanente, para fazerem parte da comissão. “É para que todo o governo de Canoas esteja integrado conosco em caso de calamidades ou emergências”, explica Marcos. “Todas as secretarias vão saber qual é o seu papel em caso de uma situação de emergência.” O plano de contingência do município para o enfrentamento de emergências também passará por revisão já a partir dessa semana, relata o secretário, que também pretende buscar junto aos governos estadual e federal mais recursos para a Defesa Civil de Canoas, em especial para a prevenção e mitigação de desastres.

Até a semana passada, Marcos era diretor da Defesa Civil do município de Cachoeirinha. Também foi diretor-geral do hospital de campanha do município no período da pandemia de Covid-19, diretor de Captação de Recursos e sub-chefe administrativo da Casa Civil do governo do Estado. O secretário tem formação voltada à Defesa Civil e ao gerenciamento de crises, situações emergenciais e de calamidade e três anos de experiência gerindo a Defesa Civil de Cachoeirinha.

LEIA MAIS

Ação conjunta controla fogo em terreno junto a tubulação de gás

Princípio de incêndio foi em área tomada pelo mato no bairro Rio Branco

Uma ação conjunta das secretarias municipais de Defesa Civil e Resiliência Climática, Mobilidade Urbana e Serviços e Zeladoria Urbana, subprefeitura Sudoeste, Corpo de Bombeiros e a empresa Benesul controlou um princípio de incêndio em um terreno com mato junto a uma tubulação de gás na Rua Três de Outubro, no bairro Rio Branco, na tarde desta segunda-feira (10). “No terreno passa uma tubulação de gás da Sulgás”, relatou o secretário municipal de Defesa Civil e Resiliência Climática de Canoas, Vanderlei Marcos. “O fogo começou por volta das 15h30 e foi controlado um pouco depois das 17 horas.” Não houve feridos no incêndio e as causas serão investigadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore