Verão terá tendência de calor acima da média e volumes elevados de chuva

Clique para ouvir esta notícia

O verão, que teve início na madrugada desta sexta-feira (22), chega com projeções de temperaturas acima da média histórica e volumes de chuva elevados no município. Segundo o Escritório de Resiliência Climática de Canoas (Eclima), o pico de calor está previsto para as primeiras semanas da estação, com tendência de gradual enfraquecimento ao longo dos meses seguintes.

As previsões meteorológicas de alterações nas características do clima seguem mantidas em virtude do fenômeno El Niño, que continua atuando ao longo do verão. Novas ondas de calor atípicas devem ser registradas na cidade nesse período.

“O ingrediente calor e com potencial para extremos nos meses de verão eleva o risco de tempestades intensas que poderão produzir tempo severo em Canoas, com potencial de danos e transtornos devido à chuva forte, vendavais e, até mesmo, granizo de variados tamanhos”, afirma a meteorologista da MetSul, Estael Sias.

El Niño afeta características do clima
A influência do El Niño pode representar mais episódios de chuva extrema localizada com grandes volumes. Em poucas horas, essas precipitações podem ocasionar inundações repentinas e alagamentos de grande proporção. A tecnologia permite a previsão e o alerta em um curto prazo (48 a 72 horas de antecedência).

Embora o verão tenha essa projeção de chuva acima da média, a estação em si não será muito chuvosa, mas com sucessivos eventos ou pancadas de chuva que, em alguns momentos, serão torrenciais. De curta duração, em geral, ocorrem da tarde para a noite. A soma de todo o período representará volumes muito maiores do que o normal. Segundo a MetSul Meteorologia, no trimestre de verão, a média mensal de precipitação em Canoas é de 112,1 mm em dezembro; 120,7 mm no mês de janeiro e 110,8 mm em fevereiro.

Importância dos alertas
Ainda segundo Estael, os alertas e prognósticos mais detalhados são emitidos no curto prazo, mas o potencial antecipado é importante para organização e preparo do poder público para ações preventivas, assim como para adoção de estratégias de resposta a possíveis desastres. Em Canoas, a estrutura do Eclima monitora as condições do clima por meio de agentes que mantêm diálogo constante com meteorologistas.

Característica do verão
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a estação mais quente do ano é, habitualmente, marcada pela elevação da temperatura, dias mais longos do que as noites, chuvas mais curtas e fortes, descargas elétricas e ventos de moderados a fortes.

 

Verão inicia com sol e risco de chuva forte nesta sexta-feira em Canoas

O primeiro dia do verão será marcado pelo predomínio do sol na manhã desta sexta-feira (22). Já no período da tarde para a noite, há chance de chuva. De acordo com o Escritório de Resiliência Climática de Canoas (Eclima), o tempo abafado pode anteceder pancadas fortes de chuva e temporais. Não está descartada a incidência de raios, ventos fortes e, até mesmo, queda de granizo.

Ainda segundo o Eclima, o fim de semana dos canoenses será marcado pela presença de sol e chances de pancadas de chuva, especialmente da tarde para a noite. As precipitações devem ser isoladas e passageiras, com baixo risco.

Confira a previsão detalhada para os próximos dias:

Sábado (23)
O sol aparece com gradativa elevação da temperatura ao longo do dia. No período da tarde para a noite, há possibilidade de pancadas de chuva, podendo ser fortes. Mínima de 20ºC e máxima de 27ºC.

Domingo (24)
Dia de sol e variação de nuvens. Não está descartada a possibilidade de chuva passageira à tarde. A noite terá temperatura amena e poucas nuvens. Mínima de 21ºC e máxima de 30ºC.

 

Aprovado projeto de prorrogação de contratos com empresa de transporte público

Os vereadores aprovaram em sessão extraordinária, realizada na manhã desta sexta-feira (22), o projeto de lei que trata da prorrogação dos contratos (110/2008 e 112/2008) com a Sociedade Gaúcha de Ônibus (Sogal), responsável pela operação dos ônibus na cidade. A proposição do Executivo, aprovada por 20 votos a favor e um contrário, prevê a extensão do prazo de vigência por mais um ano, com possibilidade de ser prorrogado por mais um, para as linhas regulares e seletivas.

Com a aprovação do projeto, o serviço do transporte público coletivo no município não fica comprometido, já que o vencimento do contrato vigente para linhas de ônibus regulares ocorre na próxima terça-feira (26), e do seletivo, em 2 de janeiro de 2024. De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade (SMTM), sem o tempo hábil necessário para a conclusão do estudo técnico para identificação do modelo ideal para a realidade de Canoas, assim como o lançamento da respectiva licitação até o término dos contratos em vigor, a medida enviada para apreciação dos vereadores busca não prejudicar a população canoense com a interrupção das operações na cidade.

Ciente da grave crise atravessada pelo sistema de transporte público coletivo em todo país e da necessidade de qualificação do serviço por parte da operadora em Canoas, a Prefeitura segue trabalhando para a implantação de um novo modelo e a licitação do serviço, embora não neste ano. A fiscalização e a cobrança por qualidade, conforto, pontualidade e segurança serão impostas à empresa pela Prefeitura como requisitos para a prorrogação.

A Prefeitura possui contrato firmado com a empresa URBTEC – Engenharia, Planejamento e Consultoria, escolhida por licitação para o trabalho técnico-profissional de estudos e pesquisas na área de transporte público para elaboração de um projeto básico com o modelo de serviço urbano de ônibus mais adequado para a realidade de Canoas. O levantamento inclui ainda diagnóstico da realidade atual e a elaboração de recomendações técnicas para a reestruturação do sistema, considerando os diferentes modais e organização de um sistema integrado de transporte na cidade.

 

Transporte coletivo terá horários de verão a partir de terça-feira

A partir da próxima terça-feira (26), a empresa de transporte público coletivo Sogal aplicará a tabela de verão para definição dos horários das linhas de ônibus. A mudança ocorrerá pela diminuição na quantidade de usuários do transporte coletivo nos meses de janeiro e fevereiro, em razão das férias escolares.

As operações do sistema convencional terão uma redução de 1.459 para 1.336 horários, enquanto o seletivo diminuirá de 107 para 52, com operações somente nos horários de pico. Para obter mais informações ou consultar os itinerários, o usuário pode ligar para a Sogal pelo telefone (51) 3472-6233, acessar o site (www.sogal.com.br) ou entrar em contato com a Diretoria Municipal de Transportes, no número (51) 3425-7643.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore