Ontem, 1º de setembro, dia do profissional da educação física, ocorreu no Plenário da Câmara Municipal um debate promovido pelo Vereador Jonas Dalagna (Novo), onde estiveram presentes o Professor Dr. Almir Gruhn, Presidente Mundial da FIEPS (Federação Internacional de Educação Física e Esportiva), o Prof. Ms. Everton Deiques, Delegado da FIEPS e representantes do Poder Executivo, para falar sobre a Lei da Educação Física Escolar.
Em um primeiro momento foi apresentado o Projeto Educação Física Sem Fronteiras, promovido pela FIEPS e sua reflexão positiva na sociedade.
Em seguida foi explanada a importância da prática da atividade física e seus impactos para a saúde, tanto física como mental. A OMS (Organização Mundial da Saúde) preconiza que sejam praticados 150 minutos de exercícios físicos semanais. Desta forma a FIEPS entende que se a criança tiver a oportunidade de praticar três períodos semanais de educação física na escola, estará crescendo com hábitos mais saudáveis, podendo influenciar na vida adulta, pois se a criança crescer habituada a praticar a atividade física, possivelmente será um adulto ativo, contribuindo para uma sociedade menos sedentária e mais adepta a se movimentar.
Debate teve grande número de presenças no Plenário da Câmara.
Além disso, segundo a FIEPS, há estudos que comprovam que as crianças aprendem mais quando praticam atividade física, auxiliando a concentração e o desenvolvimento pedagógico, o que comprova que a atividade física auxilia também na aprendizagem do indivíduo.
Segundo a FIEPS, incluir mais um período de educação física no currículo escolar é uma proposta que muitos municípios do estado já aderiram, e que pode contribuir significativamente para o desenvolvimento biopsicocognitivo das crianças e dos adolescentes.
O vereador Jonas Dalagna ressaltou que este debate foi o primeiro passo para falar sobre este tema tão importante para a educação, e que estará trabalhando para que nossas escolas municipais possam ter 3 períodos semanais de educação física.