*Lena Mazzotti
A dengue é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti. Ela deposita os ovos, fixando-os nas paredes de qualquer objeto que possa acumular água, por isso é tão importante estarmos sempre atentos a possíveis focos.
O mosquito vive tanto no verão como no inverno, ocorre que no verão ele é mais lembrado porque sua transformação, de larva até a fase adulta, leva em torno de 8 a 10 dias, já no inverno pode alcançar a fase adulta em torno de 20 dias, isto se deve à temperatura da água, em temperaturas mais altas seu metabolismo é acelerado.
Por outro lado, se houver períodos quentes no inverno, não se pode descartar uma infestação, pois a fêmea é resistente e pode viver até a temperatura ambiente alcançar 5ºC.
Para produzir os ovos, a fêmea precisa de proteínas específicas que são encontradas no sangue humano, ela se alimenta nas primeiras horas da manhã e ao anoitecer. Portanto, estes são os períodos do dia que devemos ter mais cuidado.
Caso o mosquito fêmea encontre água parada, limpa ou mesmo suja, ali poderá colocar de 400 a 450 ovos. Curiosamente estes ovos podem resistir sem o contato direto com a água por mais de um ano, caso a temperatura esteja baixa. Razão pela qual ao se descartar acúmulos de água, os potes, vasos, pratos dos vasos, ralos, etc devem ter suas laterais escovadas debaixo de água corrente da torneira.
Se a temperatura estiver alta, alcançam a idade adulta em aproximadamente 10 dias, significa que em pouco tempo pode haver uma infestação. Isto sem falar que uma única fêmea pode picar várias pessoas de um mesmo ambiente.
Outro fato curioso, é que a fêmea pode infectar seus próprios ovos, fato que por si só, é assustador, pois serão entre 400 a 450 novos mosquitos prontos para transmitir a dengue.
Então, a prevenção é o melhor remédio! Ações simples tais como, descartar o lixo no local adequado, manter a caixa d’água bem vedada, eliminar os pratinhos dos vasos das plantas, manter os ralos bem fechados, eliminar todo e qualquer material com água parada, evitamos a proliferação do mosquito.
Ao suspeitar que está com dengue, tomar muito líquido e procurar um médico.
* Bióloga, advogada,
Presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB, Canoas.