Na tarde deste domingo (28), foi registrada, em pontos isolados, chuva forte em Canoas. Os dados do Escritório de Resiliência Climática (Eclima) apontaram para 59 milímetros de chuva na região noroeste do município, afetando principalmente os bairros Mathias Velho e São Luís. A Defesa Civil atendeu a 15 ligações, 10 chamados de WhatsApp, realizou uma visita e um pedido de lona.
O secretário adjunto do Eclima, Igor Souza reforçou a ação da Prefeitura para atender efetivamente os chamados da população. “Seguimos fazendo monitoramento para garantir a segurança e trazer um resultado mais positivo e confiável para os canoenses”. Ele destaca que eventos como o que ocorreu hoje são fenômenos típicos do verão.
No bairro Mathias Velho, houve pontos identificados de alagamentos na rua Taquari esquina com as ruas Torres e Campinas. No entanto, não há mais registros de acúmulo de água. “Implementamos medidas emergenciais eficazes, incluindo a limpeza sistemática das bocas de lobo e a utilização de hidrojato. Essas ações resultaram na rápida dissipação da água”, ressaltou o subprefeito da Noroeste, Leonardo Moreira.
A previsão para esta noite, segundo o Eclima, é de pancadas moderadas a fortes de curta duração. A segunda-feira (29) será de sol entre nuvens. No decorrer da tarde para a noite, as nuvens aumentam e provocam chuva, que pode ser localmente forte, com incidência de raios e trovoadas.
Texto: Anelise Durlo
Edição: Valéria Deluca