Os mais de 30 mil estudantes da rede municipal de ensino de Canoas vão retornar às aulas no dia 19 de fevereiro. “A entrega de uniformes e kits escolares para os nossos alunos garante um ambiente escolar mais adequado e com condições de igualdade de aprendizado. Também é uma forma de apoiar as famílias canoenses que enfrentam dificuldades para comprar esses itens para seus filhos”, destaca o prefeito em exercício Nedy de Vargas Marques.
De acordo com a secretária de Educação, Leany Maria de Conti, os uniformes e os kits escolares serão distribuídos até a primeira semana de março, nas 83 instituições de ensino. “O uso do uniforme escolar garante igualdade entre os alunos, além de proporcionar maior segurança pela sua identificação e economia às famílias”, destacou a secretária.
Leany adianta que até a tarde desta quinta-feira (1), um total de 32 mil matriculas foram efetuadas. A educação pública de Canoas conta com 39 escolas municipais de Educação Infantil (EMEIs), 44 de Educação Fundamental (EMEFs), 65 escolas credenciadas e dois Centros de Educação Inclusiva e Acessibilidade (CEIA). “Os alunos terão acesso aos materiais didáticos de forma gratuita. Com isso, todos sem distinção terão recursos para estudar de forma igualitária”, destacou.
Transferências
As transferências da Educação Infantil, sejam de creche ou de pré-escola, acontecem a partir de 1º de março, via site da Prefeitura, no link https://sites.google.com/canoas.rs.gov.br
Os responsáveis podem procurar a Central de Vagas, de forma presencial, na Secretaria de Educação (rua Monte Castelo, 340, bairro Nossa Senhora das Graças), nas segunda-feira, das 12h às 18h; terças, quartas e quintas-feiras, das 8h às 18h; e nas sextas-feiras, das 8h às 14h.
Mutirão de limpeza irá preparar as escolas da rede municipal para o começo das aulas
O início do ano letivo em Canoas começa muito antes do primeiro dia de aula. A preparação das escolas é uma preocupação da atual gestão. Por conta disso, começa nesta segunda-feira (5), um mutirão de limpeza e recuperação dos prédios, a realização de roçadas, poda de árvores e retirada de entulho dos pátios e entorno das escolas. As 85 escolas da rede municipal serão beneficiadas, entre Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI), Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) e o Centro de Educação Inclusiva e Acessibilidade (CEIA).
“A ação conjunta com diversas secretarias não apenas engloba a limpeza, mas também abraça a importante tarefa de cortar árvores e recolher entulhos, reforçando nosso compromisso em proporcionar um ambiente escolar seguro e propício. Estamos empenhados em deixar as escolas em condições ideais, promovendo um retorno tranquilo e adequado para os alunos retomarem os estudos”, afirma o secretário de Serviços Urbanos, Lucas Garlet.
O trabalho envolve equipes das secretarias da Educação, de Serviços Urbanos e de Meio Ambiente, além das subprefeituras, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros. A previsão de término da força-tarefa é para antes do começo do ano letivo, que inicia no dia 19 de fevereiro.
Uma Resposta
Uma vergonha, hoje é dia 14/03 e meu filho não recebeu, alegaram que não tem o tamanho dele (16) e que não sabem qndo chega!