Um dos primeiros atos de Jairo Jorge em seu retorno foi “desinfetar” a cadeira do Prefeito, o ato foi aplaudido por correligionários e admiradores de plantão.
Se quis causar impacto, não sabemos se conseguiu.
Já que Jairo lembrou de Jânio Quadros, vamos lembrar a sua musiquinha de campanha para presidência do Brasil, em 1960.
Varre, varre, varre vassourinha!
Varre, varre a bandalheira!
Que o povo já ‘tá cansado
De sofrer dessa maneira
Jânio Quadros é a esperança desse povo abandonado!
Jânio Quadros é a certeza de um Brasil, moralizado!
Alerta, meu irmão!
Vassoura, conterrâneo!
Vamos vencer com Jânio!
Então, caro Jairo, teremos que ir além da cadeira, é preciso desinfetar o sistema e seu vícios. Se ovelha não é para mato, como você falou, também temos que acabar com a infestação de “LOBISomens”, comedores de ovelhas da raça “propineiras”.
Canoas virou um antro de mordedores, como diz a música de Jânio, Que o povo já ‘tá cansado, e não são contratos falsos do cunhado do cunhado dos LOBISomes.
É preciso varrer a bandalheira, os empresários já desistiram de vir para Canoas, estão abandonando a cidade por medo das “mordidas” dos LOBISomens de plantão.
Nossa cidade rica, está pobre de caráter, a Prefeitura Municipal virou um grande balcão de negociatas, não é à toa que não se honram os compromissos, a cidade está devendo quase R$ 500 milhões para seus credores.
Os hospitais nem vamos citar, estão completamente falidos, são cabides de emprego, quase um puxadinho do Paço Municipal, se não tem lugar no executivo encosta na casa de saúde, aí acontece o exemplo que recebemos ontem, vejam a denúncia:
“Minha prima tem Unimed, precisa baixar no Gracinha, está na emergência até agora, as enfermeiras falaram que hospital tem lençol e nem travesseiro”.
O problema é sério, além de exonerar e nomear cargos de comissão, será preciso um Varre, varre, varre vassourinha!
Varrer a bandalheira que é ter mais de 600 CCs em Canoas, será que precisamos disso tudo?
Não temos funcionários de carreira capacitados para ocupar cargos de chefia?
São algumas perguntas que precisam ser feitas, a situação é desesperadora. O senhor mesmo disse, falta merenda nas escolas do município, mas falta muito mais, principalmente, respeito com as reais necessidades da população.
Estamos morrendo de Dengue, e é por relaxamento mesmo, a cidade está suja e malcuidada. Quando não se morre de dengue, se é vítima da violência e da banalização dela. Para uns é guerra de bandido contra bandido, e nós, a população estamos em cárcere privado, sem a liberdade de ir e vir com medo dessa guerra de facções, a segurança pública esqueceu da cidade.
OS NOMES DAS SECRETARIAS
Sobre os nomes dos secretários Portela e Guilherme Pacífico, na Fazenda e na Segurança, nomes ligados ao ex-prefeito Luis Carlos Busato, hoje deputado federal, Jairo fez questão de ligar para esclarecer com Busato.
Em conversa, ficou marcada uma visita ao Paço Municipal amanhã pela manhã, onde Busato irá entregar um recurso de emenda parlamentar para à Liga de Combate ao Câncer. Busato desejou uma boa e tranquila administração, segundo ele, os nomes são pessoas de alta competência. Sobre uma aproximação, Busato esclarece que está sempre pronto a ajudar Canoas, mas que no momento está preocupado com a estruturação do União Brasil em todo o Estado e seu objetivo, como presidente da agremiação, é montar ótimos nomes para as eleições de 2024.
Portanto, estaremos de olho, faremos o que os vereadores deveriam fazer, fiscalizar.
Anotamos aqui suas primeiras providências, ela será nossa cartilha para mostrar se os problemas serão mesmo varridos, afinal:
Varre, varre a bandalheira!
Que o povo já ‘tá cansado
De sofrer dessa maneira
Tomamos a liberdade de pegar um trecho do Blog O Seguinte, do jornalista amigo Rodrigo Becker e reproduziremos aqui:
Ao blog, Jairo Jorge disse que irá focar em quatro eixos de ataque imediatamente: Saúde, Educação, Limpeza Urbana e Segurança.
- Dengue — Na Saúde, o foco deve ser o combate à dengue. “Nossa UPA está sobrecarregada. Quem passa ali pela Boqueirão vê”, comentou o prefeito. Ele não descarta a instalação de hospitais de campanha, se necessário, e investimento na testagem para conter o avanço do vírus. “As ações do governo precisam ser mais acertivas com base nas informações epidemiológicas”, manifesta.
- Educação — Sobre o tema, Jairo se disse preocupado com a falta de merenda em algumas escolas do município. “Em 40 anos que acompanho a vida pública da cidade, nunca faltou merenda”, lembrou. “Tem crianças que a única refeição completa do dia é a merenda. Isso precisa ser resolvido”.
- Choque de Limpeza — “Esse é fundamental para a cidade: parece que o temporal de 16 de janeiro foi ontem”. O plano de JJ é recolher tudo o que ainda resta acumulado na cidade nas próximas semanas em intensivas feitas por bairros, regiões e quadrantes.
- Segurança — A preocupação do prefeito, nesta área, é com o crescimento da criminalidade verificada na cidade de 2023 para cá. “Canoas não pode virar uma Baixada Fluminense”, compara, lembrando a região do Rio de Janeiro que enfrenta problemas de segurança por conta do tráfico, guerra de facções e crimes em alta. “Vamos conversar com as forças de segurança, escolher uma pessoa técnica para comandar a área e propor soluções conjuntas para que Canoas volte a ser uma cidade segura”.
É isso meu caro Prefeito, ao senhor cabe desinfectar muito mais que uma cadeira, temos uma cidade inteira para fazer isso.
LEIA MAIS SOBRE A POSSE DE JAIRO
E agora, Jairo Jorge voltou, o que irá acontecer na política de Canoas?
3 Respostas
Meu Dito – abaixo, não tem condão de Pessoalidade, Nominalidade e nem tem viés de ideologias – quaisquer que sejam !
Não é preciso muito para ser feliz, basta dar valor às coisas simples da vida. O difícil é ser SIMPLES !
Aliás, há um dito – como os ditos populares são a voz de Deus ( Vox Populi, Vox Dei ) que, nos diz:
A Simplicidade é o Mais Alto Degrau da Sabedoria !
Felicito o Retorno do Gestor que – junto com seu Vice, foram Eleitos pelo Povo e, por força das circunstâncias, se revezaram no Cargo, ambos sempre ligados aos Encargos.
Já tive oportunidade – em passado não tão distante, de conversar com o Sec Fazenda – Sr Portela que, além de técnico e de Experiente Profissional, é uma Excelente Pessoa.
Desejo Paz, ao Vice – tanto quanto ao Titular, pra que com COMPREENSÃO RECÍPROCA, se propicie algo digno em prol da COMUNIDADE e em honra e glória do sobrenome de toda nossa Família: Sapiens !!!
Somos – como Cidade e Município, privilegiados pelo Orçamento que possuímos; nos destacamos no ranking do Estado e da Federação, como uma Cidade Rica ! .. de uma Comunidade Sofrida.
Necessitamos, acordar e tomar tenência, para o fato de que a maior riqueza é bem saber ter e honrar VALORES. Isto, em uníssono aos Sãos Princípios que, advindos de uma Sã Moral, nos propiciam caminharmos no Eixo – equidistante dos extremos e com Equilíbrio.
Como Cidadão visando o gozo da Cidadania, como Prestador de Serviço Voluntário, já há já perto de Três décadas, garanto e afianço:
Sim, é possível um recomeço !
Dentre tantas VIRTUDES, uma há de ser ESSÊNCIAL E PRIMAZ:
A HUMILIDADE.
O mais interessante no reinício, é bem aproveitarmos os erros ! Que, não devem serem esquecidos. Sem alimentar mágoas, servem de aprendizados para nos suscitar MATURIDADE & SABEDORIA.
Ter ciência e Consciência, do objetivo que, por nobre, vem e nasce do clamor das demandas do Povo, da Comunidade.
Com um objetivo definido, soubemos para onde se quer ir; e, nos tornamos cônscios de onde (evitando erros) não se quer voltar !
Que os TIMONEIROS da Embarcação “CANOAS,” pela Comunhão de propósitos e junto com a COMUNIDADE ALTANEIRA & Forças Vivas da Sociedade, propiciem que reine a Paz para com Luz, construirmos um Porvir próspero e alvissareiro.
Pra encerrar, lembro aqui dos meus avoengos, que diziam:
– “pare quieto, chega de briga, vai reza e peça perdão pra Deus!”
Independente da religião, com RELIGIOSIDADE – como uma energia que, eleva nosso anímico, possamos todos vibrar e irradiar Fé & Esperança
Vamos,
Em Frente e Para o Alto !!!
Fraterno Abraço
🤝🤝🤝🙏🙏🙏🤝🤝🤝
Sou funcionário aposentado, lembro o quanto lutamos por concurso para termos novos funcionários, evitar as terceirizações, mas os gestores fizeram a opção de terceirizar tudo que podiam. Sem contar com o número elevado de CCs- Cargo em comissão.
É urgente moralizar o serviços que são entregues para a população. 2