O encontro foi intermediado pelo deputado federal Luiz Carlos Busato
A Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) abriga dentro de seu campus cerca de 6 mil pessoas desabrigadas. Algumas famílias trouxeram animais de estimação, e estima-se que haja de 1.000 a 1.500 animais dentro do complexo. Essas famílias estão distribuídas por cinco prédios. Trata-se do maior abrigo do Rio Grande do Sul para as famílias atingidas pela enchente. Além da universidade, a operação conta com o auxílio do poder público e de voluntários. Quase mil voluntários trabalham no local.
Sentindo as dificuldades que essa gigantesca operação enfrenta, o deputado federal Luiz Carlos Busato, solicitou auxílio ao Governo do Estado.
Nesta sexta-feira (10/05), pela manhã, o deputado Busato, juntamente com o secretário estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Fabricio Guazzelli Peruchin; Thalis Bolzan e comitiva do Governo do Estado; o prefeito de Canoas, Jairo Jorge; e os deputados estaduais Dirceu Franciscon e Dr. Thiago Duarte se reuniram com o Reitor da Ulbra, Thomas Heimann, para estudar como o Estado poderá ajudar na governança do abrigo. Além da reunião, foi feita uma visita aos prédios onde as famílias estão abrigadas.
Conforme Busato, sua intenção foi unir Estado, prefeitura e universidade para planejar as próximas ações. “Algo desse tamanho traz também, evidentemente uma série de problemas que precisam de apoio de todos os entes públicos e comunidade para que tudo ocorra da melhor maneira. O governador Eduardo Leite, prontamente atendeu ao nosso pedido para darmos atenção especial a esse abrigo, que se tornou uma cidade, com população maior do que muitos municípios brasileiros. Após o primeiro acolhimento emergencial, agora precisamos verificar como ajudar nas próximas ações deste abrigo. Aproveito para parabenizar o trabalho realizado pela Ulbra, que tem sido de extrema importância social neste momento de calamidade”, destaca Busato.