Mobilização da Corsan recupera sistemas de abastecimentos severamente atingidos em 65 cidades

Clique para ouvir esta notícia

Força-tarefa está concentrada nas estruturas mais seriamente atingidas em Canoas, Esteio e Sapucaia.

Desde o começo das chuvas que assolaram o Estado, a Corsan segue cumprindo, em regime de força-tarefa e ininterruptamente, seu plano de contingência, para recuperar estações de captação, tratamento e distribuição de água à população. Das 67 estruturas severamente danificadas, 65 já foram reparadas e o abastecimento já foi restabelecido nessas cidades, que seguem recebendo reparos pontuais das equipes de emergência.

A Companhia mobilizou mergulhadores para consertar sistemas submersos, instalou geradores – em muitos locais sobre balsas; implantou novas bombas, recuperou quadros elétricos, drenou casa de máquinas, construiu contenções para evitar novas inundações, entre outras ações. Nos municípios em que os acessos foram bloqueados – por inundação ou rompimento de vias – as equipes e equipamentos chegaram por barcos, tratores e helicópteros ou por flutuantes construídos pela empresa.

A situação permanece bastante crítica nas Estações de Tratamento de Água Rio Branco, em Canoas, e na estação Esteio (que abastece as cidades de Esteio e Sapucaia do Sul), que estão submersas e sem acesso por terra. O nível da água continua alto dificultando os trabalhos de drenagem e de contenção em estruturas alagadas, de reparos em equipamentos e em infiltrações dos reservatórios, de recomposição de quadros de comando e conserto de bombas, entre outros.

Enquanto a enchente não recua, as equipes concentram seus esforços para fornecer água potável por meio da instalação de 5 Estações Móveis de Tratamento, implantação de aproximadamente 10 quilômetros de adutoras que interligam os sistemas Esteio-Sapucaia e Canoas, perfuração e conexão de 15 poços à rede, disponibilização de 85 reservatórios (fixos e móveis) para a população coletar água e envio de 78 caminhões-pipa para atender hospitais, 300 abrigos e comunidades das três cidades.

ATUALIZAÇÃO – 12H

De acordo com o Centro de Operações Integradas da Corsan, 127 mil imóveis estão desabastecidos em Canoas, Esteio e Sapucaia do Sul.

2 Respostas

  1. Aqui na estância não tem água nas torneiras moro na AJRENNER quase esquina Boqueirão tenho 83anos (Rose das Perucas)quando será que vai volta?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore