Corsan retoma parcialmente o abastecimento em Canoas, Esteio e Sapucaia do Sul

Clique para ouvir esta notícia

Com o início de operação das primeiras estações móveis de tratamento de água em Esteio e em Sapucaia do Sul, da distribuição da água dos poços já abertos pela Companhia e pela implantação dos 10 quilômetros de novas adutoras que interligam os sistemas de Canoas, Esteio e Sapucaia do Sul, os primeiros imóveis dessas cidades começam a receber água. De acordo com o Centro Integrado de Operações, nesta manhã, 20 mil famílias nas duas cidades estão abastecidas. A previsão é a de que a distribuição de água potável para as três cidades esteja regular no próximo dia 21.

Com as Estações de Captação e Tratamento Rio Branco (Canoas) e Esteio (que também abastece Sapucaia do Sul) ainda inundadas e sem acesso terrestre, a Corsan vem trabalhando diuturnamente para restabelecer o abastecimento nas cidades, atuando fortemente nas seguintes frentes: estrutura principal, com a ajuda de helicóptero, botes e tratores para que os técnicos e mergulhadores possam acessar as instalações, remover os equipamentos que precisam de conserto e para vedar as áreas mais severamente danificadas; outra frente executa o Plano de Contingência que, além dos trabalhos estruturais mencionados acima, abastece a população, emergencialmente, com 78 caminhões-pipa e 93 reservatórios temporários fixos e móveis.

Na Estação de Tratamento Rio Branco, que abastece parte de Canoas, mesmo com as estruturas inundadas, as equipes, com a ajuda de mergulhadores, já conseguiram instalar 10 bombas para drenar a água de dentro dos prédios e possibilitar a construção de novas contenções para proteger a sala de máquinas. Na manhã desta sexta, os dois geradores que vão fornecer energia para o funcionamento dos equipamentos chegaram à estação com a ajuda de helicópteros. Em operação, a ETA vai reforçar o abastecimento do lado leste da cidade e abastecer também a parte oeste, à medida que a enchente for baixando.

Conforme boletim do Centro de Operações Integradas, 117 mil imóveis estão sem água em Canoas, Esteio e Sapucaia do Sul.

11 Respostas

  1. Sapucaia perto do hospital bairro Diehl, desde o início 12 dias ou mais nada de água, sempre foi assim agora que vão mudar, vão querer se eleger depois.

  2. Até quando sem água? E só promessa e nada, quero ver se depois dessa enchente vão projeta melhor os locais de bombas e etc.

  3. Cadê a água??????????? Prefeito inútil,sapucaia toda esburacada e sem água parabéns administração pífia!!!!

  4. Canoas bairro guajuviras e Por Sol nada de água e um absurdo depois a conta pra pagar vai vir muito obrigado desde o início nada prometem em ligar água e nada

  5. Infelizmente toda está tragédia está servindo de palanque para políticos bons e não bons para buscar votos de um povo em luto! A água é escassa e quando veio no meu bairro era fraca e suja !

  6. Mentira não tem água em Sapucaí os responsáveis estão se lixando para o povo isso é uma vergonha

  7. No bairro Olaria em Canoas, faz 19 dias sem água.
    Foi divulgado uma planilha com revezamento de dias para consumo mais, não foi cumprido.
    Sei da situação que estamos passando, porém se foi divulgado precisa ser cumprido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore