Centros Humanitários irão receber 1.750 pessoas desabrigadas em estruturas temporárias

Clique para ouvir esta notícia

Ontem começaram a ser montados os Centros Humanitários de Acolhimento (CHAs) projetados pelo governo do Estado para receber os desabrigados em Porto Alegre e Canoas.

O primeiro deles, em Canoas, está sendo montado na Guilherme Schell, no bairro Industrial, as unidades habitacionais cedidas pela Agência da Organização das Nações Unidas para Refugiados.

O outro, no Centro Olímpico Municipal (COM), no Igara, foram iniciadas as instalações das estruturas modulares que farão parte do centro de acolhimento.

Em Canoas, temos cerca de 50 militares do Exército que estão executando esta tarefa, após um treinamento recebido pelas equipes responsáveis pelas obras.

Serão 208 estruturas com capacidade de receber 700 desabrigados. O Total de todos os complexos, a serem montados, terão espaços temporários para mais de 1.700 atingidos pelas enchentes de maio.

No plano de trabalho da empresa, drena o terreno e instala os abrigos, juntamente com o Exército, e a Prefeitura de Canoas irá disponibilizar água e esgoto.

COMO FUNCIONAM AS CASAS TEMPORÁRIAS

A casa possui cerca de 18 metros quadrados e capacidade para abrigar cinco pessoas. Com 2,83 metros de altura, 5,68 metros de comprimento e 3,32 metros de largura, a unidade tem quatro janelas pequenas, saídas de ar para ventilação e porta com fechadura.

A estrutura conta também com placa de energia solar, o que permite acender lâmpada e carregar celulares e outros equipamentos portáteis, como tablets.

Essas casas têm estruturas que podem durar até dez anos. Já os painéis têm três anos de durabilidade e são feitos de uma espécie de plástico tratado, com proteção contra incêndio, umidade e mofo.

As janelas contam com mosquiteiros e são feitas em tamanho e formato padrão para preservar a privacidade das famílias. Há também uma cortina, que pode ser usada como divisória, repartindo a casa em dois ambientes.

No piso, usa-se uma lona, que é removível e lavável. Os painéis também podem ser higienizados facilmente, com água, sabão e pano úmido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore