Nos últimos dias o Hospital Universitário de Canoas contou com dois grandes reforços no seu quadro geral de atendimento. O gigante Hospital do coração de São Paulo (HCOR). hospital de excelência conforme o Ministério da Saúde e a Rede D’or, principal rede privada do Brasil, desembarcaram em Canoas disponibilizando atendimento, principalmente para suprir as necessidades das vitimas das enchentes do mês de maio.
A instituição paulistana chegou com a sua delegação na segunda-feira (24). Composta por médicos iintensivistas, cirurgiões, anestesistas, clínicos gerais especialistas em diversas áreas, gestores, líderes e enfermeiros, a equipe do HCOR permanece no HU até domingo (30).
O envio de profissionais médicos e da área assistencial faz parte de um projeto ainda maior, que envolve: doação de insumos, medicamentos, equipamentos médico-hospitalares, alimentos, materiais de limpeza, higiene, agasalhos e roupas e que já arrecadou e entregou até o presente mais de 100 toneladas de doações à população gaúcha.
Parte das pessoas afetadas pela catástrofe encontra-se em condições emergenciais, apresentando quadros de infecção em decorrência das mais diversas condições como pneumonia, infecções de pele e partes moles, infecções urinárias entre outras, além de dengue, leptospirose, hepatites.
Ainda dentro da parceria, o HCOR iniciou um projeto de telemedicina em psicologia para os colaboradores do HU. O projeto evoluiu e será estendido para toda a população de Canoas.
Tanto o Diretor Felipe Vasconcelos do Hospital Universitário e Gabriel Dalla Costa, Superintendente Médico/Diretor Médico do Hcor, celebram a parceria que chegou para ficar e melhorar ainda mais o atendimento nos diversos setores do HU que é referência para 150 municípios e que absorveu os pacientes que estavam internados do HPSC.