Autodescoberta, equilíbrio e descoberta do poder feminino: esses são os pilares da jornada que a gaúcha Marciele Scarton propõe em seu mais novo livro “O Grande Poder: acesse sua força feminina para alcançar tudo o que deseja”. A obra é um guia prático e inspirador, que conduz as leitoras por 7 passos fundamentais para promover transformações significativas em suas vidas.
Uma pesquisa recente desenvolvida pela ONG Think Olga, revela que 45% das mulheres brasileiras possuem algum diagnóstico de transtornos envolvendo ansiedade e depressão, além disso 86% consideram ter muita carga de responsabilidade. “Esse número é muito alto e pode ser causado ou intensificado pela falta de autoconhecimento, por uma dificuldade em encarar situações do dia a dia, como trabalho, maternidade, vida pessoal. Tudo isso deve ser visto com muita atenção e cuidado”, comenta a autora.
Natural de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, Marciele lançou seu primeiro livro sobre o universo feminino, Mulheres do Interior, em 2013, momento em que percebeu seu potencial para inspirar outras mulheres. Desde então, sua escrita tem se destacado por explorar o paradoxo da felicidade feminina. Apesar das inúmeras conquistas, muitas mulheres ainda enfrentam sentimentos de insatisfação e sobrecarga. “Quero que minhas leitoras se reconectem com sua essência e a utilizem seu poder feminino para alcançar o que realmente desejam, sem se moldarem às expectativas alheias”, resume a autora.
A experiência da mentora com a maternidade, a transição de carreira – antes de se dedicar aos livros, Marciele trabalhava como jornalista – e a vida pessoal fez com que ela percebesse que teria muito a ensinar a outras mulheres, das mais diversas idades e classes sociais. “Logo depois que meu primeiro filho nasceu, iniciei essa transição, e foi adotando esses sete passos que ensino no livro que dei uma guinada na minha vida. Assim, percebi que poderia ajudar muitas pessoas”, explica.
Para a autora, não existem limites para aquilo que as mulheres podem ser. Mas é necessário se permitir desejar diferente do convencionado pela sociedade, clareando o que de fato se almeja para atingir a mudança e, a partir daí, aprender os movimentos necessários para alcançar isso. “Hoje temos o direito de levar uma vida mais justa, equilibrada e bem-resolvida com quem verdadeiramente desejamos ser, com o que desejamos sentir e viver”, diz Marciele.
O livro “O Grande Poder” é, então, um guia com o passo a passo para quem quer tirar os sonhos do papel e começar as mudanças necessárias a fim de alcançar a grandiosidade de seu potencial.
Os sete passos que devem ser seguidos pelas mulheres, segundo Marciele, são:
Clareza
O primeiro passo é ter clareza sobre o que se deseja, uma habilidade fundamental para alinhar as metas e objetivos pessoais. “A clareza em relação ao nosso caminho e nossas escolhas está totalmente vinculada ao direito de desejar”, diz Marciele.
De acordo com a autora, tendo isso em mente, as coisas “começam a fluir e os caminhos começam a se abrir, ficando mais fácil caminhar rumo ao que deseja”.
Coragem
Marciele enfatiza a importância da coragem para agir e enfrentar os desafios. Segundo ela, muitas mulheres não realizam seus desejos por ficarem presas ao medo. “Adquirir coragem para realizar aquilo que é necessário para conquistar a vida que você deseja é o segundo passo para acessar sua força feminina”, ensina.
Independência
A independência financeira e emocional são essenciais para o sucesso. A mentora opina que vê a independência externa como o grande desejo das mulheres, mas ela precisa estar aliada à independência interna. Para ela, essa é a verdadeira independência, um dos maiores poderes que elas podem alcançar.
Autoestima
Valorizar a si mesma e desenvolver uma autoestima sólida é o quarto passo. Marciele explica que experiências passadas podem influenciar a autoestima de forma inconsciente. “Sem revisitá-las e trabalhá-las, não há como conquistarmos uma boa autoestima”, resume a autora.
Produtividade
Marciele defende que a produtividade, quando bem gerida, pode levar ao alto desempenho. Ela sugere que as mulheres reconheçam o tempo como seu aliado: “A mulher só se apodera de sua força quando sabe exatamente aquilo que é importante para ela”.
Equilíbrio
O sexto passo é sobre equilibrar os diferentes papéis que as mulheres desempenham na vida, mantendo harmonia entre eles, porém, essa é uma grande dificuldade, afinal, são muitos papéis.
“Para as mulheres, existe uma grande balança da felicidade, na qual estão trabalho, liberdade, maternidade, poder, amor e espiritualidade”, lista Marciele.
Leveza
A última etapa, de acordo com a autora, é acessar a leveza, um poder exclusivo feminino que se baseia na intuição. “Em um mundo excessivamente masculino, acabamos muitas vezes nos afastando de nossa intuição”, afirma Marciele, que reforça a importância de confiar nessa “força interna” para a tomada de decisões.
Sobre Marciele Scarton – Marciele Scarton é jornalista, escritora e palestrante natural de Bento Gonçalves (RS). Com uma carreira dedicada ao desenvolvimento pessoal e à liderança feminina, lançou seu primeiro livro com temática feminina, Mulheres do Interior, em 2013, quando percebeu seu potencial para inspirar outras mulheres. Desde então, tem se destacado por abordar o paradoxo da felicidade feminina e as pressões modernas sobre as mulheres. Sua obra mais recente, O Grande Poder: Acesse Sua Força Feminina para Alcançar Tudo o Que Deseja, apresenta uma metodologia prática baseada em sete passos fundamentais para desbloquear o poder feminino.