Restaurante Popular de Canoas passa a funcionar aos sábados e feriados

Clique para ouvir esta notícia

O Restaurante Popular de Canoas, que serve cerca de 230 refeições por dia de segunda a sexta-feira, agora também irá atender aos sábados. Essa é a primeira vez que o serviço irá funcionar desta forma no município, que também atenderá nos feriados.

A novidade teve início neste dia 11/01, e atraiu mais de 250 pessoas no horário do almoço. “Para muitos esta é a única refeição do dia. Com o restaurante funcionando até sexta-feira, eles só voltarão a se alimentar bem na segunda”, reflete o secretário de Assistência Social de Canoas, Márcio Freitas.

Segundo o secretário, a comida quentinha, saborosa e reforçada atraiu canoenses até do outro lado da cidade, que ainda contarão com outras mudanças. “A partir de segunda-feira (13), o restaurante vai distribuir fichas para que as pessoas fiquem melhor acomodadas enquanto esperam, protegidas do calor e do frio. Em breve também teremos um espaço para higiene, com pia e o que mais for necessário.”

“O pessoal estava com medo, dizendo que ia fechar em janeiro. E, pelo contrário, estamos vendo modificações para ficar cada vez melhor. A distribuição de fichas vai terminar com a fila e nos livrar do sol, que não é fácil”, conta o seu Nelson de Campos Carvalho, mais conhecido como “Nazareno”, que almoça no restaurante desde quando funcionava em outro endereço.

Bem-Estar Animal já passa por melhorias nos primeiros dias do ano

Animais aglomerados, felinos alojados dentro de containers, falta de ração, más condições de higiene e materiais de construção necessários, porém inutilizados. Essas são só algumas das situações encontradas na Secretaria de Bem-Estar Animal em 1° de janeiro.

O cenário, que já ganhou providências nos primeiros dez dias do ano, foi vistoriado pelo prefeito recém-empossado, Airton Souza, que visitou o local neste sábado (11), junto à secretária de Bem-Estar Animal, Paula Lopes. “Nosso papel e missão é melhorar o que encontramos aqui, e tudo isso com investimentos que já estamos fazendo”, garante Airton Souza.

Mudanças já começaram
As diferenças já podem ser vistas e, mesmo em pouco tempo, os números comparativos destes primeiros dias em relação ao ano passado falam por si só. Nos primeiros dez dias de 2024 foram realizados 364 atendimentos, 287 cirurgias e duas adoções. Já em 2025, foram atendidos 496 casos, feitas 332 cirurgias e 24 adoções.

“O que nós encontramos aqui foi um quadro de precariedade, que já está sendo reorganizado”, afirma a secretária da pasta, Paula Lopes, que destaca a situação dos cães. “Já estamos providenciando novos solários – locais de soltura – para que esses animais tenham qualidade de vida. A partir disso, poderemos trazer todos os cachorros que estão no abrigo da Ulbra (Universidade Luterana do Brasil)”, explica ela, que não concorda com que os cães vivam amarrados, como estavam até então.

Os desafios, no entanto, não param por aí. “Nós chegamos aqui e nos deparamos com falta de ração. As rações que estavam sendo usadas pelos tratadores eram doações deslocadas para cá. São coisas simples de serem resolvidas, mas que não estavam sendo”, conta Paula.

Para a responsável técnica do Bem-Estar Animal, Tainara Harth, uma das grandes conquistas neste começo de ano foi a realocação de 29 gatos que viviam em gaiolas individuais. “Agora eles estão no nosso gatil, e a gente consegue ver a satisfação deles em ficar ali, em conseguir arranhar as unhas, se esticar, comer, ter interação com outros animais que antes não tinham. Eles ficavam em gaiolinhas.”

“Fazer essas mudanças, cuidar com atenção da causa animal, já fazia e faz parte do nosso plano de governo. Nós não vamos mais amontoar animais. Vamos dar acomodações dignas para eles e também fazer campanhas fortes e contínuas para adoção”, diz o chefe do Executivo. “Queremos é que o nome ‘Bem-Estar Animal’ seja uma verdade. Isso vai ter que se transformar em uma realidade”, conclui Paula.

4 Respostas

  1. Notícias da saúde. As filas de espera vão até quando? Deixem os cachorros de lado. Há muito problema na saúde a resolver. E isso que a população está esperando

    1. Animais tem muito mais a nós oferecer.. se vc não gosta o problema é seu. Animais são semelhantes as pessoas. Precisam comer e.ter atenção como qualquer mortal.

  2. Obrigado pela preocupação com nossos amiguinhos. Que o melhor possa ser oferecido a eles. Ótimo trabalho a todos envolvidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore