O projeto “Canoas Recicla com a Gente”, representa um marco na gestão de resíduos sólidos na cidade. A iniciativa, que conta com a participação de oito cooperativas de coleta seletiva e é coordenado pela Apoena Socioambiental sob supervisão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), demonstrou um impacto significativo tanto no âmbito ambiental quanto no social, promovendo a sustentabilidade e a inclusão.
De acordo com dados da Apoena, 7.252,02 toneladas de materiais recicláveis foram coletadas e destinadas à reciclagem. Esse crescimento, impulsionado pelo fortalecimento das cooperativas e pela conscientização da comunidade, demonstra o impacto positivo do projeto. Além disso, houve uma redução de mais de 1.200 toneladas de rejeitos em aterros sanitários e uma economia de mais de 150 milhões de litros de água com a reciclagem.
Outros dados expressivos, como a economia de mais de 16 mil barris de petróleo e a preservação de 58.910 árvores, mostram o sucesso do projeto. Além disso, 800 trabalhadores já foram contratados, gerando inclusão social e desenvolvimento econômico. O programa já realizou 2.134 ações, alcançando mais de 70 mil pessoas diretamente, com foco em educação ambiental, mobilização comunitária e gestão sustentável de resíduos. As iniciativas incluíram visitas, palestras, eventos e formações, promovendo a conscientização e a mudança de comportamento em relação ao descarte e reaproveitamento de materiais.
LEIA MAIS
Trecho da avenida Getúlio Vargas será bloqueado na manhã desta quinta-feira (17)

A mudança ocorre devido ao estaqueamento da obra de alargamento do viaduto, executado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
Durante este período, os usuários serão desviados para as ruas Santa Maria e Humaitá. Após este período, entre 10h30 e 17h, a rua lateral será liberada e o retorno Capital-Capital estará bloqueado. Em caso de chuvas os serviços serão adiados.