9ª edição do evento ofereceu serviços e utensílios gratuitos a 1.120 pessoas da comunidade

Clique para ouvir esta notícia

Na manhã de sábado (13) a comunidade do bairro Mathias Velho teve a oportunidade de participar da 9ª edição do “Assistência Tá na Área”. O evento foi realizado na rua Florianópolis, das 9h às 12h, levando serviços e utensílios gratuitos à comunidade local interessada. Promovido pela prefeitura municipal de Canoas e realizado pela secretaria de Assistência Social, esta 9ª edição prestou 1.120 atendimentos à população.
O prefeito Airton de Souza participou do evento e salientou a importância de levar o serviço público para perto das pessoas. “O nosso compromisso é estar presentes, ouvindo a comunidade e garantindo acesso aos direitos de cada cidadão. Essa semana, eu enviei para a Câmara de Vereadores um Projeto de Lei prorrogando por mais 12 meses o Aluguel Social, um benefício para atender quem realmente precisa morar com dignidade”, afirmou.
O secretário de Assistência Social Márcio Freitas pontuou que a ideia é levar todas as propostas de políticas públicas que o município oferece ao cidadão canoense. “Hoje temos todos os atendimentos: como o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Móvel; a atualização do Cadastro Único; o Bolsa Família; o Aluguel Social e o encaminhamento jurídico para os programas sociais. Também temos aqui o Mercadão do Óculos, onde as pessoas são atendidas pelo oftalmologista e ganham o óculos gratuitamente; o Programa de Dignidade da Menstrual, que oferece absorventes para as mulheres. Nós aproximamos os serviços daquelas pessoas que, de segunda a sexta, não conseguem ir até a Assistência Social.” Márcio Freitas também diz que a secretaria faz o encaminhamento jurídico para as pessoas serem atendidas pelo BPC/Loas, que é um benefício ao qual muitas famílias não têm acesso sem consultar juridicamente. A ação também contou com brinquedos para as crianças, doação de roupas, ração, pipoca e algodão doce.
Uma inovação do evento são os cortes de cabelo. É a segunda vez que a Central Única das Favelas (Cufa) leva os cabeleireiros que foram formados nos cursos que eles deram para a comunidade para atender a própria população da localidade. “O povo precisa mais disso. É bem interessante, porque tem gente que tem dificuldade para ir no Cras, na correria do dia a dia. Esses serviços facilitam bastante a vida das pessoas”, diz Janete de Castro Araújo, moradora do Mathias Velho, que está grávida e foi ao evento com o marido e os dois filhos.
A moradora local Angélica Barreto, que estava passeando com a neta, resolveu dar uma olhada para ver o que estava acontecendo. “Eu achei muito legal, tem bastante coisa que é muito difícil de eu conseguir durante a semana. Eu trabalho e não tenho tempo, por causa do horário do meu serviço. Então eu vim dar uma olhadinha e ver o que posso fazer. Quero pegar informações sobre a assistência social para a minha filha e para a minha neta”, comentou.

2 Respostas

  1. Parabéns, Secretário Márcio Freitas!
    Fizeste a diferença na comunidade do bairro Mathias Velho! As famílias ficaram contentes e satisfeitas com todos os serviços disponíveis.

  2. Foi um sábado de muitas possibilidades na comunidade do bairro Mathias Velho e o Secretário da Assistência Social, Márcio Freitas é o responsável pela ação. Foram muitas mãos pra atender e acolher a população daquele território.
    O pessoal estava engajado para oferecer dignidade! Parabéns, Secretário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore