Indicado pelo Brasil na corrida pelo Oscar 2026, “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, será o filme de abertura da Mostra de Longas do XIII FRAPA – Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre. As seleções de filmes do FRAPA trazem títulos reconhecidos pela alta qualidade de seus roteiros. Todas as projeções serão seguidas de conversa com roteiristas. O XIII FRAPA acontece de 3 a 7 de novembro de 2025, na Casa de Cultura Mario Quintana.
O longa será apresentado no dia 3 de novembro em duas exibições gratuitas com presença do realizador pernambucano: uma na Cinemateca Paulo Amorim, às 18h30min, sede do FRAPA, e outra na Cinemateca Capitólio, às 19h. O diretor estará presente nas duas sessões, apresentando o início da segunda exibição e, ao final da primeira, participa de debate na CCMQ. O longa estreia no circuito comercial no dia 6 de novembro, com distribuição da Vitrine Filmes.
Em sua première mundial, “O Agente Secreto” venceu os prêmios de melhor ator para seu protagonista, Wagner Moura, e melhor diretor no último Festival de Cannes. Na trama ambientada em 1977, Brasil, 1977. Fugindo de um passado misterioso, Marcelo, um especialista em tecnologia, na casa dos quarenta, volta ao Recife em busca de um pouco de paz, mas percebe que a cidade está longe de ser o refúgio que procura. Além de Moura, o filme também conta com Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Alice Carvalho, Udo Kier e grande elenco.
Premiados em festivais recentes, o outros quatro títulos da Mostra de Longas são: “A Natureza das Coisas Invisíveis”, roteiro de Rafaela Camelo, “Cais”, escrito por Safira Moreira, “Nó”, roteiro de Laís Melo e Saravy e “Uma em Mil”, roteirizado pelos irmãos Jonatas e Tiago Rubert. As sessões também contarão com recursos de acessibilidade, incluindo intérprete de libras durante os debates.
Além dos cinco títulos da mostra de longas, o FRAPA também anunciou 14 curtas-metragens de sua mostra competitiva. A lista inclui títulos de nove estados brasileiros. São eles: “A Vaqueira, a Dançarina e o Porco (CE), “Amarela” (SP), “BELA LX-404” (RJ), “Casulo” (SP), “Descamar” (DF), “Entre Corpos” (AL), “Eu Sou um Pastor Alemão” (RJ), “Logos” (RS); “Mãe da Manhã” (RS), “Mar de Dentro” (PE), “O Céu não Sabe meu Nome” (BA), “Quando eu for Grande?” (PR); “Samba Infinito”, roteiro de Leonardo Martinelli (RJ) e “VBP (Vacas Brancas Preguiçosas)” (SP).
O FRAPA 2025 é uma realização da Coelho Voador e Epifania Filmes, com financiamento da Lei Paulo Gustavo, Instituto Estadual de Cinema (Iecine), Pró-Cultura RS, Secretaria de Estado da Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal. O festival conta com direção-geral de Leo Garcia e produção executiva de Mariana Mêmis Müller.
Mostra de Longas FRAPA
“A Natureza das Coisas Invisíveis”, roteiro de Rafaela Camelo
“Cais”, roteiro de Safira Moreira
“Nó”, roteiro de Laís Melo e Saravy
“O Agente Secreto”, roteiro de Kleber Mendonça Filho
“Uma em Mil”, roteiro de Jonatas e Tiago Rubert
Mostra Competitiva de Curtas FRAPA
“A Vaqueira, a Dançarina e o Porco”, roteiro de Stella Carneiro e Ary Zara (CE)
“Amarela”, roteiro de André Hayato Saito, Luigi Madormo e Tati Wan (SP)
“BELA LX-404”, roteiro de Luiza Botelho (RJ)
“Casulo”, roteiro de Aline Flores (SP)
“Descamar”, roteiro de Nicolau (DF)
“Entre Corpos”, roteiro de Mayra Costa (AL)
“Eu Sou um Pastor Alemão”, roteiro de Angelo Defanti (RJ)
“Logos”, roteiro de Britney Federline (RS)
“Mãe da Manhã”, roteiro de Clara Trevisan (RS)
“Mar de Dentro”, roteiro de Lia Letícia (PE)
O Céu não Sabe meu Nome”, roteiro de Carol AÓ (BA)
“Quando eu for Grande?”, roteiro de Mano Cappu (PR)
“Samba Infinito”, roteiro de Leonardo Martinelli (RJ)
“VBP (Vacas Brancas Preguiçosas)”, roteiro de Asaph Luccas (SP)
Serviço
XIII FRAPA – Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre | 3 a 7 de novembro de 2025
O que: Pré-estreia de “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho na Mostra de Longas do FRAPA
Exibição I: 3 de novembro de 2025, às 18h30min, Cinemateca Paulo Amorim*, debate com Kleber Mendonça Filho ao final | Entrada franca
Exibição II: 3 de novembro de 2025, às 19h, na Cinemateca Capitólio, com apresentação do diretor no início da sessão | Entrada franca
Site: frapa.art.br
Sobre o FRAPA
O FRAPA – Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre é o principal ponto de encontro e porto seguro de centenas de roteiristas de todas as regiões do Brasil. Inspirado em festivais do gênero consagrados no exterior, o FRAPA acontece anualmente de maneira ininterrupta desde 2013. Além de apostar na qualificação profissional de roteiristas e dar visibilidade a projetos, o FRAPA é uma rara oportunidade para que criadores se aproximem de canais, produtoras e distribuidoras. A atração já trouxe à capital gaúcha nomes como James V. Hart (“Drácula de Bram Stoker”), Bráulio Mantovani (“Cidade de Deus”), Renata Martins (“Histórias Impossíveis”), Eduardo Melo e Mariana Bardan (“Cangaço Novo”), Lucas Paraizo (“Os Outros”), Marjorie Estiano (“Sob Pressão”), Hélio de la Peña (“Casseta & Planeta”) e Pablo Stoll (“Whisky”), entre outros. Conspiração, Amazon, NBCUniversal, Netflix, O2 Filmes e Vitrine Filmes foram alguns dos players que já participaram do FRAPA.