Vereadores mirins de Canoas aprofundam conhecimento sobre direitos e deveres em novo encontro na Câmara

Clique para ouvir esta notícia

Reunião desta quarta-feira (8) teve foco em legislações fundamentais para o exercício da cidadania e na preparação para a eleição da Mesa Diretora

Na tarde desta quarta-feira (8), os vereadores e vereadoras mirins eleitos para o biênio 2025–2026 participaram de mais uma etapa formativa do Projeto, no plenário da Câmara Municipal de Canoas. O encontro teve objetivo o aprofundamento em três legislações essenciais para o exercício da cidadania: o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a Lei Maria da Penha e o Estatuto da Igualdade Racial.

Segundo o diretor da Escola do Legislativo, Maximilian Gomes, o objetivo foi proporcionar aos jovens parlamentares uma base legal mais sólida e contextualizada com a realidade que vivem. “É fundamental que os vereadores e vereadoras mirins compreendam desde cedo os seus direitos e deveres, assim como saibam identificar e reagir diante de situações de violência ou discriminação que infelizmente ainda fazem parte do cotidiano de muitos adolescentes”, afirmou.

O conteúdo foi trabalhado de forma interativa e com linguagem acessível, respeitando a faixa etária dos participantes, que estão entre o 7º e o 8º ano do Ensino Fundamental. O foco foi não apenas no entendimento das leis, mas na reflexão sobre o papel de cada um na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Durante o encontro, os estudantes também deram início aos debates sobre a formação da Mesa Diretora do Parlamento Mirim. A partir da próxima reunião, será realizada a eleição que definirá os integrantes da mesa, composta por presidente, vice, secretários e demais funções. O momento marca uma nova fase do projeto, em que os vereadores mirins passam a organizar suas atividades internas de forma mais estruturada.

A programação incluiu ainda uma atividade pedagógica em grupo, com perguntas relacionadas às legislações abordadas, reforçando o aprendizado e estimulando a troca de ideias entre os participantes.

O Projeto Vereador Mirim é uma iniciativa da Câmara Municipal de Canoas, por meio da Escola do Legislativo Dr. Marcos Antônio Ronchetti, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação e com o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul, através da Escola Judiciária Eleitoral. O objetivo do programa é aproximar os estudantes da realidade política do município, incentivando o protagonismo juvenil e a formação cidadã. Realizado desde 2023, o projeto já se consolidou como um espaço de escuta, aprendizado e participação democrática para os alunos da rede municipal. Além de sessões simuladas, os vereadores mirins participam de oficinas, debates e encontros formativos como o desta quarta-feira.

“A cada novo encontro, a gente vê a evolução dos jovens no entendimento do seu papel enquanto representantes e cidadãos. Esse projeto não é só sobre política, é sobre empoderamento, consciência social e construção de futuro”, completou Max.

Fotos: Gian Guglieman

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore