Um grupo de 15 oficiais da Brigada Militar (BM), que realiza o curso de especialização em Policiamento Ambiental da Academia da BM, participou nesta terça-feira, 7, do Programa Portas Abertas da Corsan. A atividade fez parte da disciplina de Gerenciamento de Recursos Hídricos. Os oficiais conheceram os procedimentos realizados na Estação de Tratamento de Água (ETA) Rio Branco e na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Mato Grande, em Canoas. Eles foram acompanhados na visita pela diretora de Meio Ambiente da Companhia, Liliani Adami Cafruni.
“Não é a primeira vez que realizamos essa parceria com a Brigada Militar, sempre muito produtiva. Essas visitas nos permitem apresentar cada etapa do percurso da água, desde a captação no rio para tratamento, até chegar aos nossos clientes. Também são destacadas as 372 análises laboratoriais feitas para garantir a qualidade da água”, diz a diretora.
Monitoramento à distância
Os participantes também conheceram o Centro de Operações Integradas (COI), em Porto Alegre. O Centro utiliza tecnologia avançada para monitorar à distância e em tempo real os sistemas de abastecimento nos 317 municípios atendidos pela Companhia.
“É muita tecnologia empregada para a água chegar a cada casa, com vários profissionais trabalhando, 24 horas, para garantir o abastecimento com qualidade”, ressalta Vinicius de Moraes Faustino, gerente do COI.
O major da Reserva Remunerada da BM e professor da especialização, João José Corrêa da Silva, enfatizou que a parceria com a Companhia é essencial para a formação dos oficiais:
“É muito produtivo e faz toda a diferença que esses oficiais, que estarão em diferentes cidades do Estado, entendam todos os processos. Nós, como sociedade, também somos responsáveis pela preservação dos recursos hídricos, e com a visita, conseguimos entender como fazemos parte desse sistema”.
Visitas guiadas
No mesmo dia, a visita às instalações da Corsan foi feita pelas recicladoras parceiras da Coopertec, Coopersol, Renascer e Resisul – cooperativas e empresas que fazem reciclagem. Elas foram acompanhadas por representantes da Secretaria de Meio Ambiente de Canoas e também conheceram os processos de tratamento, que reforçam o compromisso da Corsan com a sustentabilidade e o uso responsável dos recursos naturais de água.
As visitas às instalações da Companhia em Canoas podem ser agendadas pelo e-mail jaison.bellissimo@ambientalmetrosul.com.br.