Abertura oficial da programação será nesta sexta-feira (14), na Prefeitura; ações seguem até o dia 20
Começa nesta sexta-feira (14) a Semana da Igualdade Racial de Canoas. A programação, organizada pelas secretarias Geral de Governo, por meio da Diretoria da Diversidade, e de Cultura e Turismo, contará com atrações como seminários, exposição de arte, oficinas, roda de tambor e feiras de artesanato e de empreendedorismo. A abertura oficial do evento, no dia 14, será com o seminário Raízes da Igualdade Racial: Politicas que Transformam. O evento ocorre a partir das 9 horas no Auditório Sady Schmidt, na Prefeitura e é voltado à sociedade civil e ao público em geral.
“O seminário marca o início de uma programação dedicada ao reconhecimento, à valorização e ao protagonismo da população negra em nossa cidade. Celebra o compromisso do município com a promoção da igualdade racial e com o fortalecimento de políticas públicas voltadas ao enfrentamento ao racismo, à garantia de direitos e à celebração da diversidade e equidade”, destaca o chefe de Unidade de Igualdade Racial da Diretoria da Diversidade da Secretaria-Geral de Governo, Paulo Ricardo Gonzaga dos Santos.
Junto do seminário, na data, será aberta, no saguão da Prefeitura, a exposição de telas produzidas pelo artista plástico Ubiranir Scheneider Brum, o Mestre Bira. Intitulada de Exposição do Mestre, a mostra reunirá 31 telas com temas da capoeira, ancestralidade e mestres da capoeira. A exposição ficará aberta ao público até o dia 20, no horário de funcionamento da Prefeitura.
A semana da Igualdade Racial contará, ainda, com feira de artesanato afro, nos dias 17, 18 e 19 a partir das 13 horas em frente à Secretaria Municipal de Cultura, na Rua Ipiranga, 105, Centro. Também de 17 a 19 de novembro, no mesmo local ocorre oficina de tranças e feira do empreendedorismo. No dia 17, às 13 horas, ocorre roda de tambor, também em frente à Secretaria de Cultura e Turismo. Na mesma data, às 14 horas, será realizado encontro das filhas de Oya, na antiga estação de trem. No dia 20, a programação encerra com encontro de samba e palestra de Deise Nunes, às 9 horas, na sede da Escola de Samba Unidos do Guajuviras.


















