2º dia do Enem: Psicóloga cita a importância do apoio de pais e cuidadores aos filhos nessa reta final de preparação; RS tem 186.541 inscritos

Clique para ouvir esta notícia

Luana Mello Sobrinho, psicóloga e coordenadora acadêmica da Faculdade Anhanguera de Porto Alegre explica que o apoio emocional pode contribuir significativamente para a redução da ansiedade e autocobrança

O segundo dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 será aplicado no próximo domingo (16) em todo o país. A edição deste ano recebeu um total de aproximadamente 5 milhões inscritos (4.811.338). Somente no Rio Grande do Sul são 186.541 inscrições confirmadas, sendo 52.201 estudantes concluintes do ensino médio da rede pública.
Diante da proximidade da realização da prova, a psicóloga e coordenadora acadêmica da Faculdade Anhanguera de Porto Alegre, Luana Mello Sobrinho, avalia que, diante dos momentos de grande pressão, o apoio emocional por parte dos pais e cuidadores dos estudantes pode contribuir significativamente na eficiência da nota devido a redução da ansiedade e autocobrança.
“O desempenho acadêmico está relacionado também ao bem-estar emocional dos jovens. Dar esse suporte familiar ajuda no sentido de auxiliar esses estudantes a gerenciar não apenas a ansiedade, mas o estresse inerente ao período. O fato de o filho saber que há alguém perto, faz com que ele enfrente esse período de desafio com maior tranquilidade”, destaca.
Além disso, Luana ressalta que os pais e cuidadores podem ajudar os estudantes na manutenção de uma rotina de estudos, imersão nos últimos dias de preparação, apoiá-los na organização de horários adequados pré-prova a fim de estabelecer um equilíbrio entre disciplina e descanso, entre outros aspectos.
Conforme explica a psicóloga, essa pressão para obter bons resultados pode ser esmagadora para muitos jovens e é por isso que os adultos têm um papel crucial ao ajudar os filhos a colocar as provas em perspectiva, lembrando-os de que seu valor vai além das notas e que os erros fazem parte do aprendizado.
“Esse apoio engloba várias áreas, desde esse suporte com as tarefas, apoio na rotina e no transporte para os dias de provas. Essa ajuda logística, por exemplo, reduz as preocupações e permite que o aluno se concentre somente no seu desempenho durante a prova”, analisa.
A psicóloga afirma ainda que, quando os jovens recebem esse apoio de maneira equilibrada, sem a imposição de pressões desnecessárias, é mais provável que se crie uma base sólida para o sucesso acadêmico e o desenvolvimento emocional desse jovem.
“Os pais podem estimular os filhos a desenvolverem hábitos de estudo mais consistentes, ajudando-os a revisar conteúdos, responder dúvidas e até incentivando a prática com simulados ou exercícios. Essa prática frequente aumenta a retenção do conteúdo. Além disso, esse suporte ajuda no sentido de que, as provas, eventualmente, podem também gerar frustração, especialmente se o desempenho não for o esperado. O suporte dos pais nesses momentos posteriores, ajuda os filhos a aprenderem com os erros sem desanimar, ajustando estratégias para as próximas avaliações”, finaliza.

Sobre a Anhanguera – Fundada em 1994, a Anhanguera oferece para jovens e adultos uma infraestrutura moderna, ensino de excelência e um portfólio diversificado com mais de 47 cursos de graduação presenciais, 43 semipresenciais e 96 na modalidade a distância, além de pós-graduações, cursos livres, profissionalizantes, técnicos, EJA e preparatórios, com destaque para o Intensivo da OAB. Pertencente à Cogna Educação, o mais diversificado e maior grupo educacional do país, a marca está presente em mais de 106 unidades e 1.698 polos em todos os estados brasileiros, atendendo a milhares de alunos por meio de professores especialistas, mestres e doutores. Com o conceito lifelong centric, centrado na aprendizagem em todas as fases do aluno, 91% das instituições possuem notas 4 ou 5 no MEC. Para mais informações das soluções educacionais, acesse o site e o blog.

IMPORTANTE

A Secretaria de Mobilidade Urbana de Canoas informa as operações de ônibus especiais para este domingo (16) de ENEM: Haverá linhas diretas, uma para o Instituto Federal (05106) e outra para a Escola Carlos Chagas/Uniritter (05454), das 10h às 12h, com retorno das 16h às 19h, com frequência de 40 minutos. Os ônibus sairão da parada Golden Center, conforme demanda de passageiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore