Comitiva de Moçambique visita Canoas para troca de experiências

Clique para ouvir esta notícia

Canoas recebeu nesta segunda-feira (17) a visita de uma comitiva de Moçambique que está no Estado para conhecer as inovações das cidades da Região Metropolitana. Até sábado (22), os representantes africanos percorrerão, ainda, os municípios de Porto Alegre, Guaíba e Novo Hamburgo. Na Prefeitura de Canoas, os agentes municipais africanos, vindos das cidades de Matola, Vila de Boane e Matola-Rio, foram recebidos pelo prefeito Airton Souza e por secretários municipais.

Durante o encontro, Denice Paulo Jamo, Zainadin Mundeguma e Alice da Fátima Nhaca apresentaram características das cidades onde vivem e conheceram um pouco sobre Canoas, como projetos de inovação, colaboração e tecnologia em andamento e que em junho já haviam ganhado reconhecimento internacional durante a 10ª edição da Smart City Expo LATAM Congress, no México. “Nossa cidade está aberta para esta importante troca de experiências e para que a comitiva de Moçambique possa conhecer nossos equipamentos públicos e nossos projetos, visando um termo de cooperação futuro. Vamos apresentar aos visitantes práticas exitosas realizadas aqui, entre elas nossas ferramentas de participação popular, como o Prefeitura na Tua Casa”, comenta o prefeito.

De acordo com o secretário de Transparência, Controladoria e Governo Digital, Gustavo Ferenci, a comitiva africana veio ao Estado por meio da associação dos municípios de Moçambique para conhecer políticas de governo digital, e ações nas áreas da transparência pública, segurança, cultura e desenvolvimento econômico. “A ideia é, futuramente, estabelecer uma relação mais próxima de troca de experiência, de desenvolvimento econômico, inovação cultural e social provavelmente a partir de um termo de cooperação futuro ou mesmo a assinatura de um termo de cidade-irmã”, conta.

Experiências de Canoas na área da segurança são apresentadas à delegação de Moçambique

Secretário explicou práticas realizadas na cidade e que auxiliam na redução da criminalidade

As ações da Segurança Pública de Canoas, que têm dado resultados positivos na redução dos indicadores criminais na cidade, foram apresentadas na segunda-feira (17) à comitiva de Moçambique, que visita o Município nesta semana. A comitiva africana, formada pelos agentes municipais, Abdul Issofuo, Denice Paulo Jamo, Zainadin Mundeguma e Alice da Fátima Nhaca, foi recebida pelo secretário de Segurança Pública, Alexandre Alberto Rocha.

Durante o encontro, os visitantes conheceram a estrutura da secretaria, como o estande de tiro virtual, um simulador virtual, utilizado na qualificação dos agentes. A Guarda de Canoas, é a única do RS a possuir o equipamento. Outro local apresentado foi o Centro Integrado de Comando e Controle, a central de segurança pública que opera 24 horas por dia, 7 dias por semana, monitorando a cidade com câmeras de alta tecnologia. O recente reconhecimento da Organização das Nações Unidas (ONU) a Canoas como Cidade Segura devido a redução em 47% nos homicídios nos 10 primeiros meses de 2025 em relação ao mesmo período do ano passado, também foi destacado na reunião.

“Foi uma visita muito interessante para conhecermos outras culturas, saber que em outras partes do mundo, principalmente no Continente Africano, também existem similaridades, os problemas são os mesmos, há também falta de recursos, falta de gente, mas também há a busca por conhecimento, por tentar, pelo menos, atender as demandas das nossas comunidades. Como a gente tem esta questão incessante de reduzir os índices de criminalidade, também lá há esta mesma preocupação. Dá para ver que a realidade deles, que enfrentam os graves problemas que a gente enfrenta por aqui, que a busca e a vontade de prestar o melhor serviço é a mesma em qualquer parte do mundo”, comenta o secretário.

Morador da cidade de Matola, capital da província de Maputo, município com 1,5 milhão de habitantes, Denice Paulo Jamo, destacou a inovação tecnológica utilizada na segurança de Canoas. “Ainda que haja muita similaridade no ponto de vista de desafios, o avanço que a cidade de Canoas apresenta já dá um pouco de segurança, em medidas preventivas ao combate de muitas adversidades que as cidades podem apresentar. Matola ainda precisa bastante investimento, razão pela qual estamos aqui, tentando ver e aprendendo quais as medidas tecnológicas e inovações que as cidades no Brasil estão implementando para fazer frente a estes tantos desafios que as cidades apresentam”, diz.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore