Evento reuniu 104 pesquisas e evidenciou impacto das práticas acadêmicas na Atenção Primária do Município
A Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) realizou, nesta terça-feira (25), a Mostra Integrada de Saúde, que apresentou a alunos, professores e representantes da área da saúde municipal de Canoas, os resultados das práticas desenvolvidas pelos cursos de Medicina, Enfermagem, Odontologia e Psicologia nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. O evento destacou o papel da Universidade como parceira estratégica do Sistema Único de Saúde (SUS) e reforçou a contribuição dos estudantes na qualificação do atendimento à população.
Organizada pela professora de Medicina da Ulbra Priscila Carvalho, a mostra foi promovida em parceria com o Núcleo Municipal de Educação e Saúde Coletiva e com a Secretaria Municipal da Saúde de Canoas. Ao longo deste último semestre de 2025, mais de 1.000 alunos de Medicina da Ulbra Canoas estiveram inseridos nas UBSs do município por meio dos estágios curriculares e projetos de intervenção, oferecendo suporte direto às equipes de saúde e vivenciando as demandas cotidianas da atenção primária.

Pesquisas conectadas às necessidades da comunidade
Durante o evento, foram apresentados 104 trabalhos científicos resultantes das práticas realizadas nos territórios, abordando temas essenciais para a saúde pública. Entre eles, destacam-se pesquisas sobre ansiedade na terceira idade, assistência de saúde ofertada em Canoas, construção da confiança no cuidado trans, grupos terapêuticos para gestantes hospitalizadas, além de análises como o perfil sociodemográfico e imunológico da população de Canoas submetida a triagem pelo antígeno viral de COVID-19.
“A mostra reforça o quanto nossos estudantes estão integrados ao cotidiano das UBS e o impacto das ações que entregamos para a comunidade. A ideia foi sair do nosso universo acadêmico e apresentar de forma clara o que é produzido em benefício da população de Canoas”, destacou a professora Priscila Carvalho.
Parceria que fortalece o SUS e forma profissionais comprometidos
A programação também contou com palestras sobre “O SUS que queremos – evidências e experiências transformadoras da parceria saúde–comunidade–universidade”, com participação de Mauricio Canez Pires, médico responsável pela Medicina da Família e Comunidade da Ulbra, e Cesar Augusto de Oliveira Paim, diretor de Práticas em Saúde da instituição. Após ocorreu uma mesa-redonda com debate e reflexões sobre urgências e emergências na atenção básica e destacou a importância da formação integrada aos serviços públicos.
A coordenadora do Núcleo Municipal de Educação e Saúde Coletiva de Canoas, Alessandra Fabris Valdez, reforçou a relevância da parceria. “Essa parceria da Ulbra com o município de Canoas, através da Secretaria da Saúde, é extremamente importante. Ela fomenta a formação do acadêmico das graduações da saúde para as práticas do SUS. Disponibilizamos os campos de estágio e o acadêmico tem esse aprendizado que contribui para sua formação e, posteriormente, pode retornar como profissional formado para atuar nas unidades de Canoas”, relatou.
Fotos: Bruna Santos/Ascom Ulbra


















